Página Interna

Dia da Fotografia: documentários sobre a arte de eternizar momentos

Anualmente, em 8 de janeiro, o Brasil comemora o Dia Nacional da Fotografia e do Fotógrafo. A data é celebrada neste que seria o dia da chegada da primeira câmera fotográfica, o Daguerreótipo, ao país, em 1840. A história conta que o dispositivo foi trazido por Louis Compte e apresentado ao Imperador Dom Pedro II, que teria ficado com o título de primeiro fotógrafo brasileiro.

Nesta data, celebramos o profissional responsável em captar uma fração de segundo e eternizá-lo. Para isso, o Conexão 085 listou alguns documentários, disponíveis em streaming, que mergulham no mundo da fotografia e revelam suas múltiplas facetas. Confira!

Tales by Light (Netflix)

Nessa série documental de encher os olhos, fotógrafos e cinegrafistas viajam pelo mundo capturando imagens incríveis de pessoas, lugares, criaturas e culturas de ângulos jamais vistos.

Ano de lançamento: 2018
Duração: 3 temporadas com 6 episódios cada
Criação: Abraham Joffe
Classificação indicativa: 10 anos

As Copas por um Clique (Amazon Prime Video)

Seis imagens, seis fotógrafos, seis Copas do Mundo, seis histórias. Sob o olhar e desafio dos fotógrafos, e a admiração e reconhecimento dos envolvidos, o documentário conta a história de seis fotos marcantes das participações da Seleção Brasileira em Copas do Mundo de futebol.

Ano de lançamento: 2020
Duração: 1h 06min
Direção: Douglas Lima, Jefferson Rodrigues
Classificação indicativa: 14 anos

Luz Escura: A Arte dos Fotógrafos Cegos (HBO Max)

Inspirador e comovente documentário produzido pela HBO sobre a arte de três fotógrafos cegos: Peter Eckert, Henry Butler e Bruce Hall. Através de depoimentos, os artistas explicam como conseguem captar as imagens com criatividade e sensibilidade, permitindo que o trabalho deles seja apreciado por pessoas que podem ver.

Ano de lançamento: 2010
Duração: 30min
Direção: Neil Leifer
Classificação indicativa: 12 anos

A Fotografia Oculta de Vivian Maier (Globoplay)

O documentário conta a história de Vivian Maier, uma babá que registrou cerca de cem mil imagens das peculiaridades da vida urbana nos Estados Unidos, tornando-se uma das mais aclamadas fotógrafas urbanas.

Ano de lançamento: 2013
Duração: 1h 23min
Direção: Charlie Siskel, John Maloof
Classificação indicativa: 10 anos

Profissão Fotógrafo (Looke)

O documentário mostra o ser humano por trás da câmera fotográfica, falando de suas paixões, alegrias e desilusões com a arte fotográfica.

Ano de lançamento: 2016
Duração: 1h 19min
Direção: Rogério da Silva Costa
Classificação indicativa: 14 anos

The B-Side: Elsa Dorfman’s Portrait Photography (Netflix)

O cineasta Errol Morris analisa a vida, obra e estúdio da talentosa amiga Elsa Dorfman, fotógrafa conhecida por suas fotos com uma câmera Polaroid gigante.

Ano de lançamento: 2016
Duração: 1h 16min
Direção: Errol Morris
Classificação indicativa: 14 anos

Topo Logo

Apoio e patrocinio