Página Interna

Dia D de vacinação contra raiva para cães e gatos acontece neste sábado (6) no Ceará

Com o objetivo de vacinar mais de 2,3 milhões de animais, acontece neste sábado (6), em todo o Ceará, o dia D da campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. No Estado, a expectativa é atender 1,4 milhão de cachorros e quase 900 mil gatos.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a vacinação é direcionada para animais a partir de três meses de vida, e salas de vacinação estarão disponíveis em todos os municípios. A imunização contra a raiva acontece todo ano e é a única forma de proteger os animais e, consequentemente, os humanos contra a doença. 

Até setembro deste ano, a Sesa confirmou 56 casos de raiva animal no Ceará. Em 2020, foram registrados 76. A raiva é uma doença infecciosa viral, que pode ser transmitida a humanos pela mordida, lambida ou arranhão de um animal contaminado. O período de incubação do vírus em cães e gatos varia de 15 dias a dois meses e é preciso estar atento aos sinais apresentados.

Entre os sintomas, os cachorros contaminados podem apresentar agressividade, salivação excessiva, latido rouco, tremores musculares, falta de coordenação motora, contrações, além de ranger de dentes e andar cambaleante. Já nos felinos, a mudança de comportamento é discreta, com hiperatividade e possíveis casos de convulsões. 

Em média, a morte do cão e do gato infectado pode ocorrer de cinco a sete dias após o início dos sintomas. Caso a pessoa tenha contato ou seja mordida por animal infectado, deve lavar o ferimento com água e sabão em grande quantidade, explica o responsável pelo Programa da Raiva no Estado, Francisco Bergson Pinheiro Mourão.

Topo Logo

Apoio e patrocinio