Página Interna

Igor Chacon é o primeiro ciclista cearense a subir no pódio do L’étape

O cearense Igor Chacon fez história e conquistou o primeiro lugar no pódio do torneio de ciclismo L’étape Rio by Tour de France, na categoria masculina de 40 a 44 anos, e alcançou ainda o quarto lugar no tempo geral. O parceiro e colunista do Conexão 085 é o primeiro cearense a subir ao pódio da competição.

O L’Étape aconteceu no último domingo (21), no Rio de Janeiro, com percursos de 46km e 102km que largavam e chegavam na Marina da Glória. A disputa amadora de ciclismo de estrada é chancelada pelo Tour de France, maior evento da modalidade no mundo. Cerca de 1,8 mil ciclistas se inscreveram, entre brasileiros e estrangeiros.

Igor Chacon completou o percurso curto, de 46km, em um tempo de 1h 16min e 28s, pedalando em uma velocidade média de 31,86 km/h. Com essa performance, ele foi o primeiro lugar na categoria dos homens entre 40 e 44 anos, e o 4º melhor tempo na geral de 600 atletas.

Triatleta, ex-jogador de futebol e empresário, Chacon tem uma linda história de superação no esporte, a que atribui como um divisor de águas em sua vida. Para ele, o esporte forneceu, além de saúde física e mental, a disciplina necessária para superar obstáculos como a obesidade, o alcoolismo e a depressão.

Sobre sua vitória no Rio de Janeiro, Igor afirma que “o prêmio não é só meu, o prêmio é de toda a equipe, de todos os cearenses, e principalmente de Deus, Ele que nos faz ter essa energia, essa vontade. Eu só tenho muito a agradecer, estou muito feliz pela conquista”.

O atleta ressalta ainda que o Ceará foi muito bem representado na competição, chegando até o ponto mais alto do pódio. “Nós temos grandes ciclistas e com certeza nosso estado ainda vai longe, e eu espero que essa seja somente uma pequena porta de entrada para que o Ceará figure como o principal estado dentro do esporte nacional”, antecipa.

Preparação de elite

O L’Étape busca aproximar ao máximo os ciclistas de um evento como o Tour de France e, por essa razão, é um evento fisicamente desafiador, que requer treinamento e preparo físico. Igor Chacon integrou a equipe treinada pelo coach Maurício Leão, referência em assessoria na área e colaborador do Conexão 085.

O líder do time competiu no percurso longo, de 102km, e finalizou em 6° na categoria masculina de 45 a 49 anos. Ele e Igor foram os melhores classificados do Ceará na prova. Outros destaques cearenses foram os atletas Rafael Leitão, 9° na categoria de 40 a 44 anos; e Rafael Ataíde, 10° na faixa de 35 a 39 anos; ambos no percurso longo.

Maurício destaca que todos os 10 alunos que viajaram com ele ao Rio conseguiram completar a prova, em uma participação bem acima do esperado. “São três anos que a gente participa do L’Étape e três anos que nós temos 100% de aproveitamento, sempre conseguimos completar o objetivo”, reforça.

A preparação do time começou seis meses antes da prova, e teve de ser intensificada com mudanças no caminho. “Quando faltavam 4 semanas eles mudaram o percurso, colocaram a subida da Vista Chinesa e da Mesa Imperador, e a gente não conseguiu fazer uma preparação especial para essa prova de montanha, mas completamos o desafio, devido ao condicionamento que tínhamos feito durante esses seis meses”, conta Maurício Leão.

Cada atleta recebeu um briefing do coach, que traçou o plano de prova, instruiu sobre os melhores momentos para acelerar, controlar e se alimentar. Para Igor Chacon, esse treinamento personalizado foi essencial, e seguido com rigor durante a prova. Além da Assessoria Maurício Leão, o atleta também dedica sua vitória aos patrocinadores Marelli, Moving Recovery, Jymmy Bikers e Farmácia La Santé.

Apoio e patrocinio