Design de interiores e a valorização do imóvel por Biia Sales
Leia o artigo completo da arquiteta Biia Sales.
Por Redação - Conexão085
A estética e o design de interiores fazem toda a diferença na percepção de valor no ato de escolha do comprador. Biia Sales explica que a arquitetura de interiores é fundamental para o cliente entender as possibilidades de uso do imóvel. Um bom projeto de ambientação precisa mostrar para os compradores o potencial do apartamento com o uso de materiais que proporcionem aconchego, funcionalidade e durabilidade.
“Por isso as construtoras optam por fazer os apartamentos decorados nos lançamentos imobiliários. O poder de venda aumenta consideravelmente quando o cliente pode ter a experiência de entrar no apartamento decorado, visualizando o ambiente mais aproximado do real”, explica a arquiteta.
Na prática, um bom trabalho de ambientação faz toda a diferença para fortalecer as chances de venda. “O mais importante no projeto de interiores é criar espaços aconchegantes com o uso de materiais amadeirados, cores neutras no mobiliário, utilizar espelho com o intuito de ampliar os ambientes e priorizar a humanização nos detalhes.” De acordo com a Biia, são esses elementos que despertam conexão e fazem o comprador imaginar a própria vida naquele espaço.
Os detalhes de acabamento também são observados com atenção por quem busca um novo lar. “Os revestimentos usados no imóvel são muito observados pelo comprador, principalmente para o piso de todo o apartamento, banheiros e cozinha”, comenta Biia. Ela conta que outro ponto importante são os materiais das bancadas de cozinha, banheiros e varandas gourmet, porque agregam valor ao imóvel.
Falando sobre iluminação, que também é um ponto importante de atenção. “Há um item fundamental na arquitetura de interiores que é a iluminação do apartamento. Costumo dizer que tudo se transforma quando a iluminação é bem elaborada, por poder transmitir acolhimento e a sensação de lar. Essa iluminação pode ser automatizada, trazendo ainda mais conforto para os usuários e se tornar um ponto de valorização do projeto”.
Para quem opta por incluir no projeto tendências mais atuais que estão chegando ao mercado, Biia cita como é interessante levar algumas particularidades para o espaço: “Tecnologia, praticidade e durabilidade dos materiais, mobiliários assinados por designers nacionais e materiais regionais que explorem a cultura local, valorizem a história e permitam a personalização.” Ela também cita alguns itens que podem ser usados e modernizam o ambiente: “Acessos por biometria, dispositivos inteligentes e outras ferramentas
tecnológicas permitem ainda mais comodidade e segurança no dia a dia para as famílias, além de evidenciar o quanto essa integração é uma realidade no mercado”.
O diferencial é reunir uma estética de qualidade que leve funcionalidade. O segredo está na soma entre estética, funcionalidade e sensibilidade. “Com esses passos é possível criar um local agradável, com conforto e possibilidades mais amplas de personalização”, finaliza a arquiteta.
O design de interiores, quando bem pensado, transforma o imóvel, valoriza e é vantajoso para o momento da venda.
3 de agosto de 2025 às 9:00











