Página Interna

Descartes Gadelha lança exposição sobre cultura popular, fé e pandemia

Com a proposta de oferecer a apreciação da arte que traduz tempos nebulosos e difíceis, o artista plástico cearense Descartes Gadelha apresenta o lirismo e realismo da exposição “Fé e Esperança”, que será lançada virtualmente nesta sexta-feira (25), às 18h.

As obras falam de manifestações de fé e esperança em um contexto de pandemia, e refletem também a trajetória do artista septuagenário, que atravessou graves problemas de saúde e se mantém vinculado intensamente à vida e à arte.

A exposição virtual reúne mais de 30 quadros pintados pelo artista ao longo dos últimos dois anos, sob curadoria da fotógrafa e artista visual, Andrezza Gadelha Sampaio. As obras ficarão expostas no site do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado.

Segundo a Secult, em “Fé e Esperança” o tempo atravessa a vida: “O bumba-meu-boi, o Papai Noel, a Festa de Reis e o Maracatu carnavalesco vão dando conta da permanência das máscaras”, escreve o órgão.

Sobre o artista

Nascido em Fortaleza em 1943, Descartes Gadelha é considerado um artista expressionista. Sua temática aborda com lirismo os principais traços do comportamento de personagens de vivência mais sofrida, além dos perfis sociais em que se inspirou durante sua trajetória artística. Observador do cotidiano, o artista de interpretação sempre optou por personagens populares do Nordeste.

Destacou-se pela criação de pinturas, xilogravuras, peças em bronze e argila que retratam a resistência sertaneja da Guerra de Canudos (1896 – 1897), inspirado na obra “Os Sertões” de Euclides da Cunha. Dedicou-se aproximadamente 30 anos a essa criação, ligando-se emocionalmente à tragédia, expondo o resultado “Cicatrizes Submersas: uma ilustração de Canudos” em 1997 no Palácio da Abolição.

SERVIÇO
Lançamento da exposição “Fé e Esperança” de Descartes Gadelha
Quando: 25 de fevereiro de 2022, 18h
Onde: site do Cineteatro São Luiz – https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/exposicoes

Topo Logo

Apoio e patrocinio