Decreto para implantação do Aeroporto Regional do Vale do Jaguaribe é assinado
Por Redação 085 - Conexão085
A governadora Izolda Cela assinou, nesta segunda-feira (5), o Decreto de Utilidade Pública para a desapropriação da área onde será construído o novo Aeroporto Regional do Vale do Jaguaribe, em Morada Nova.
O equipamento, que será executado pela Secretaria da Infraestrutura, visa contribuir para o transporte de pessoas e de cargas na região, apoiando o desenvolvimento logístico no Ceará.
Seguindo a premissa de investir no Interior, sobretudo em cidades com potencial de crescimento econômico e social, a gestão estadual olha para o Aeroporto Regional do Vale do Jaguaribe com muito otimismo.
“Nosso objetivo é buscar suporte logístico para o fluxo de cargas e estimular o turismo de negócios e religioso que podem ser explorados com os voos para essa região”, explica o secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes.
“Não há desenvolvimento sem infraestrutura. O Governo do Ceará já administra dez aeroportos. Alguns deles, como o de Jericoacoara, são uma demonstração clara do impulso dado à economia de uma região por conta da implantação de um equipamento como esse”, completou.
Realizada a desapropriação do terreno, o passo seguinte é a confecção do projeto, para que, então, seja encaminhada a licitação.
“Eu viajo tentando trazer empresas para este município, e a primeira pergunta que recebo de empresários é sempre ‘tem aeroporto em sua cidade?’. Agora podemos dizer que Morada Nova terá um aeroporto, para cada vez mais atrairmos emprego e renda para o nosso município”, enfatizou Wanderley Nogueira, prefeito de Morada Nova.
Estrutura
Já com autorização prévia da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Aeroporto do Vale do Jaguaribe será construído em uma área de aproximadamente 230 hectares e ficará localizado na CE-265, Km 64, no Distrito Pedras, em Morada Nova.
O projeto inicial de construção do aeródromo prevê uma pista de pouso e decolagem de 1.800 metros, pista de taxiway, pátio de aeronaves e terminal de passageiros com cerca de 600 metros de área construída.
“O aeroporto vai ter uma característica muito forte de carga. A pista estará capacitada para receber aeronaves de médio porte, com todos os equipamentos de segurança que vão garantir que esse aeroporto seja homologado o mais rápido possível depois da conclusão”, enfatizou Lúcio Gomes.
A escolha da localização levou em consideração a proximidade com o centro da cidade e o acesso às principais rodovias da região, além de ser uma área pouco povoada, predominantemente plana e baixos impactos ambientais.
“É uma região que tem um força produtiva muito importante, seja na área do agronegócio ou de indústria, que tem um potencial de crescimento ainda muito grande. Com certeza, este equipamento irá fortalecer o escoamento de produtos e facilitar a chegada de pessoas nessa região bonita e produtiva do Ceará”, finalizou a governadora Izolda Cela.
5 de dezembro de 2022 às 16:20