Cultura do Empreendedorismo: iniciativas locais que promovem a mentalidade empreendedora nas novas gerações
Por Redação 085 - Conexão085

Ter o próprio negócio já se tornou um dos maiores sonhos dos brasileiros. Cada vez mais jovens veem no empreendedorismo uma oportunidade para conquistar a independência financeira e escapar das limitações do mercado de trabalho tradicional.
No Ceará, iniciativas têm desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da cultura empreendedora entre as novas gerações. Hoje, os jovens estão sendo capacitados para empreender com planejamento, estratégia e propósito.
Essa jornada no mundo dos negócios já começa a ser incentivada ainda na escola, para que as crianças cresçam identificando habilidades e oportunidades que as tornem futuros empreendedores, como explica Pedro Silva, gerente do Escritório Fortaleza e Região Metropolitana do Sebrae Ceará.
“Vamos promovendo o desenvolvimento dessas competências, em crianças e adolescentes, até que cheguem à fase adulta já com uma visão mais empreendedora de futuro, empoderados e conscientes do caminho que precisam percorrer até implementar formalmente o primeiro negócio”, afirma Pedro Silva.
Por meio do Programa Educação Empreendedora voltado para estudantes, educadores e gestores educacionais, o Sebrae Ceará contribui com o despertar de competências empreendedoras. Uma das ações do programa é o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, desenvolvido em parceria com as prefeituras municipais, para estimular o protagonismo dos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O projeto leva conteúdos e práticas de empreendedorismo aos estudantes.
Também idealizado para promover o empreendedorismo em comunidades de Fortaleza e Região Metropolitana, o Sebrae Ceará possui o Projeto Incubadora de Negócios. A iniciativa oferece uma jornada de 36 horas de capacitação, com oficinas de gestão básica, vendas, finanças e mentoria individual com especialistas. A ideia é ajudar jovens e adultos a enxergar seu próprio talento como um negócio em potencial.
“A gente observa em muitas comunidades essa capacidade que as pessoas têm de desenvolver uma atividade e não se reconhecerem como empreendedoras. O projeto Incubadora planta essa semente: aquela atividade, aquele talento nato, pode ser valorizado e estimulado a ponto de se tornar um negócio, com potencial para crescer e gerar resultados”, destaca Pedro Silva.
No último mês, em parceria com a AVSI/Brasil-Associação Voluntários para o Serviço Internacional do Brasil e Enel, o Sebrae Ceará formou uma turma do Projeto Incubadora de Negócios 2025. Do total de 30 participantes, a maioria mulheres em situação de vulnerabilidade social, 12 foram selecionadas para a validação do Plano de Negócios e, ao final, três foram contempladas para receber acompanhamento direto do Sebrae e um valor financeiro para investir em seus negócios.
Capacitação e crédito
Outras iniciativas governamentais também buscam estimular a capacitação e oferecer linha de crédito para incentivar o empreendedorismo. É o exemplo do Fortaleza Capacita, desenvolvido pela Prefeitura de Fortaleza em parceria com o Sebrae Ceará, que já qualificou mais de 50 mil empreendedores.
A iniciativa disponibiliza cursos gerenciais e consultorias técnicas nas áreas de marketing, finanças, planejamento, vendas, entre outros, para jovens a partir de 18 anos que já sejam ou desejam ser empreendedores.
Já o Ceará Credi, criado pelo Governo do Ceará, concede crédito e capacitação para microempreendedores. A meta é atender mais de 31 mil microempreendedores em 2025, com um valor médio de R$ 2.600 por operação.
Empreender já não é a última opção
Se para gerações passadas empreender era muitas vezes a última alternativa diante de um mercado de trabalho saturado, hoje as novas gerações estão apostando mais alto, trazendo inovação e protagonismo para seus negócios.
O gerente do Escritório Fortaleza e Região Metropolitana do Sebrae Ceará, Pedro Silva, avalia que o crescimento na abertura de novas empresas no primeiro semestre de 2025, no Ceará, totalizando 74.777 novos negócios formais, pode estar diretamente ligado a essa mudança de mentalidade.
De acordo com Pedro Silva, atualmente, a prática do empreendedorismo também vem sendo fortemente aplicada nas universidades e os jovens já saem mais propensos a empreender. “O empreendedorismo virou uma grande oportunidade e esses jovens estão sabendo aproveitar esses nichos de mercado e as oportunidades que estão surgindo, diferente das gerações passadas”, conclui.
11 de agosto de 2025 às 15:00