Página Interna

Cuidados com o transporte de crianças durante viagem de férias

Com o período de férias escolares, muitas famílias aproveitam para viajar, especialmente de carro. Aquelas que possuem crianças pequenas, logo pensam na cadeirinha. O que pouca gente sabe é que a legislação que trata do item de segurança mudou no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A principal alteração no CTB diz respeito à orientação do dispositivo de retenção para utilizar de acordo com a idade, peso e altura. O chamado bebê conforto, ou conversível, passou a ser usado por crianças de até um ano de idade ou com peso de até 13 kg. A cadeirinha, por sua vez, é adotada na idade superior a um ano e inferior ou igual a quatro anos. Indicada também para aquelas que possuem peso entre 9 kg e 18 kg.

“O assento elevação deve ser usado para crianças com idade superior a quatro anos e inferior ou igual a sete anos e meio. Há também a liberação para jovens com até 1,45 metro e peso entre 15 kg e 36 kg”, destaca Leonardo Mendonça, diretor da LS Centro Automotivo. Com relação ao cinto de segurança, o ideal é seu uso a partir de sete anos e meio. “Por isso, é importante atentar para o cumprimento das regras de segurança, além de evitar o prejuízo financeiro”, relembra Mendonça.

O descumprimento das regras acarreta em multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH. A infração é de natureza gravíssima. Nessas férias, proteja-se e a quem você ama.

Topo Logo

Apoio e patrocinio