CRIO incentiva a doação de medula óssea durante a campanha Fevereiro Laranja

Por Redação - Conexão085

Foto: Reprodução

Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO) está realizando a campanha Fevereiro Laranja, cujo objetivo é conscientizar sobre a prevenção, diagnóstico e combate da leucemia, além da importância da doação de medula óssea, onde o sangue é produzido, para a recuperação dos pacientes.

A leucemia é o câncer dos glóbulos brancos, que são as células de defesa do organismo. Os glóbulos brancos são formados na medula óssea que está presente dentro de alguns ossos chatos, como esterno, crânio e pélvis, bem como a maioria dos ossos longos, como úmero e fêmur. Dentro desses ossos, há células, chamadas tronco pluripotentes que são capazes de originar duas linhagens de células: linfoide e mieloide.

Existem diferentes formas de tratamento de acordo com o tipo de apresentação da doença. O paciente pode precisar de quimioterapia venosa, quimio oral, radioterapia ou imunoterapia. Porém, em alguns casos a cura só se torna possível com o transplante de medula.

Para se tornar um doador voluntário de medula óssea, é preciso ir ao Hemocentro mais próximo da sua cidade, realizar um cadastro no REDOME e coletar uma pequena amostra de sangue para exame de tipagem.

Foto: Divulgação

Os doadores são cadastrados e os pacientes também. Os dados dos dois registros são cruzados para verificar a compatibilidade entre pacientes e doadores. É Importante lembrar que o diagnóstico precoce também impacta no resultado do tratamento.

Os especialistas alertam para os seguintes sinais e sintomas:

– Palidez da pele, lábios, mucosas dos olhos;

– Cansaço que não desaparece com repouso ou sono;

– Sangramentos excessivos em pele e gengiva;

– Infecções que demoram para passar ou que retornam mesmo após o tratamento;

– Manchas roxas que surgem sem traumas associados, principalmente nos braços e pernas;

– Pequenas bolinhas vermelhas que aparecem nos locais onde as roupas apertam;

– Aumento do tamanho e endurecimento do abdômen

 

18 de fevereiro de 2024 às 10:30

Banner topo prefeitura
Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
Banner – Propaganda em Pauta
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI

Apoio e patrocinio