CRIO e Rede Mama realizam nova edição da tradicional Caminhada Rosa em Fortaleza
Por Redação 085 - Conexão085
O Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO) em parceria com a Rede Mama, associação sem fins lucrativos que reúne várias instituições para combater o câncer de mama no Ceará, realizou, neste domingo (20), mais uma edição da tradicional Caminhada Rosa, que acontece anualmente no Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza. O Baqueta Clube de Ritmistas animou o trio elétrico ao longo do trajeto, que iniciou em frente ao espigão da Rui Barbosa e finalizou na Praça dos Estressados.
“A orientação adequada e a realização dos exames de prevenção desempenham um papel fundamental no combate ao câncer de mama. Nosso intuito é mobilizar a comunidade, bem como compartilhar informações sobre a detecção de achados suspeitos e promover apoio contínuo às pessoas afetadas pela doença”, ressaltou Caroline Andrade, coordenadora do ambulatório de enfermagem do centro oncológico.
O evento faz parte das ações da campanha Outubro Rosa, e visa conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, forma mais comum de câncer entre as mulheres em todo o mundo. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, a cada ano, a doença afeta mais de 70 mil mulheres somente no Brasil.
“Como gestora e mulher, sei a importância do autocuidado e a Rede Mama está empenhada em fazer com que todas as mulheres possam tomar decisões conscientes sobre sua saúde. Esse também é o momento para chamar atenção das gestões municipal e estadual, sobre as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no acesso ao diagnóstico e tratamento adequado do câncer de mama”, destaca Daniele Castelo Branco, coordenadora da associação.
Sobre a Rede Mama
Rede Mama que foi fundada em 2014 e tem por missão congregar instituições que apoiem mulheres com câncer, atuando em parceria, visando a redução da mortalidade e disseminando o conhecimento. A coalizão é composta por 19 Associações de pacientes, sendo nove em Fortaleza e dez no interior do estado.
Sobre o CRIO
O Centro Regional Integrado de Oncologia – CRIO é considerado um dos maiores e mais bem equipados centros de tratamento de câncer no Norte-Nordeste. Habilitado pelo Ministério da Saúde como uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o CRIO disponibiliza ambulatórios de consultas clínicas e prevenção, serviços de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia, imunoterapia, imagem, leitos hospitalares, intervenções cirúrgicas e UTIs para pacientes de convênios, particulares e provenientes do Sistema Único de Saúde- SUS.
22 de outubro de 2024 às 15:00