Corrida e longevidade: atividade física é aliada da saúde após os 50 anos
A atividade física ajuda na prevenção de doenças como diabetes, hipertensão e obesidade
Por Redação 085 - Conexão085
A prática da atividade física regular é uma das principais aliadas no combate às doenças crônicas e na busca por um envelhecimento saudável. Pensando nisso, o Conexão 085 preparou um conteúdo exclusivo sobre o assunto.
A atividade física ajuda na prevenção de doenças como diabetes, hipertensão e obesidade. De acordo com o educador físico e sócio da Santitreinos Brasil, Leandro Gadelha, manter o corpo ativo após os 50 anos traz benefícios diretos na manutenção da saúde. Além dos efeitos fisiológicos, Gadelha ressalta o papel da corrida e de outras modalidades no cuidado com a mente. “Muita gente começa a correr depois dos 40, 50, 60 anos, por causa da saúde mental. É uma forma eficaz de lidar com a depressão, a ansiedade e outros transtornos psicológicos”, afirma.
O educador físico lembra que o simples fato de se manter ativo já reduz significativamente o risco de desenvolver doenças associadas ao sedentarismo. “A própria obesidade, que também já é associada com alguma dessas doenças que eu comente”, afirma.
Com o avanço da idade, porém, os cuidados devem ser redobrados. Gadelha recomenda associar a corrida ao treinamento de força, essencial para preservar a massa magra e garantir mais eficiência e segurança na prática esportiva. “Como é um esporte de repetição, não é um esporte de impacto, tem que estar relacionado sempre à atividade de treinamento de força. Quanto mais velho a gente for ficando, mais atenção, mais cuidado ao treinamento de força, para preservação da massa magra”, orienta.
Outro ponto importante destacado pelo educador físico é o acompanhamento médico periódico. “Tem que fazer sempre a revisão cardiovascular. É interessante você fazer todos os seus exames para ver a parte cardíaca, que tem modificações com o nosso envelhecimento, por mais que seja uma pessoa extremamente ativa. É interessante buscar os médicos da área, para você fazer essa revisão, e ter uma garantia maior ali na prática esportiva”, conclui.
9 de novembro de 2025 às 9:00












