COP-27: Comitiva da FIEC promove o Ceará como HUB do Hidrogênio Verde mais barato do mundo

Por Redação 085 - Conexão085

Nenhuma imagem cadastrada

Uma comitiva da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) participa da Conferência do Clima da ONU, a COP-27, realizada entre os dias 6 e 18 de novembro, em Sharm El Sheikh, no Egito. O evento é o maior e mais importante sobre mudanças climáticas do mundo.

A FIEC será representada pelo consultor de energia Jurandir Picanço; pelo Coordenador do Núcleo de Energia, Joaquim Rolim; e pelo consultor internacional Jesse Van Griensven Thé, que participam de espaços e palestras em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O objetivo da comitiva da FIEC é promover a imagem do Ceará como o HUB do hidrogênio verde (H2V) mais barato do mundo, apontando as oportunidades de investimento e as características únicas que o estado tem para o fortalecimento da nova matriz energética limpa.

Como exemplos do grande potencial estão a capacidade de produção complementar de energia a partir da energia eólica e solar, além da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), presente no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), e a proximidade geográfica com a Europa e os Estados Unidos.

Também surgem como grandes apostas os mais de 20 memorandos de entendimento assinados entre empresas e o Governo do Estado para construção de plantas de H2V no Complexo do Pecém – a primeira, inclusive, com previsão de início ainda neste ano.

‘Momento ímpar’

De acordo com Joaquim Rolim, a missão tem uma série de objetivos, como mostrar o manancial de energia limpa e renovável presente no Ceará e no Brasil como um todo; os diferenciais que credenciam o estado como produtor nacional de H2V; e a capacidade de ajudar o mundo com a descarbonização.

“Há uma necessidade imensa de atrair esses investidores para o Ceará, contribuindo, assim, com uma mudança na nossa situação econômica, gerando emprego e renda e melhorando a nossa condição social. Por isso, a FIEC sempre está atuando nesses momentos cruciais”, ressaltou o Coordenador do Núcleo de Energia da instituição.

Rolim participará no painel “Infraestrutura para a Transição Energética”, a convite do Ministério do Meio Ambiente. “Vamos mostrar o que temos de infraestrutura e, claro, que precisamos avançar mais com o intuito de desenvolver melhor e escoar mais a energia limpa, favorecendo a produção de mais produtos verdes”, garante.

9 de novembro de 2022 às 8:00

Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
TOP BANNER – SHOPPING ALDEOTA
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
Terrazo Shopping – Top banner
WD Passagens

Apoio e patrocinio