Página Interna

Contribuinte cearense terá desconto de 10% na cota única do IPVA 2022

No próximo ano, os proprietários de veículos no Ceará que pagarem o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em cota única terão desconto ampliado de 5% para 10%. Já os contribuintes que optarem pelo parcelamento em até cinco vezes terão um abatimento de 5%. A medida foi aprovada na Assembleia Legislativa na última quinta-feira (23), e concede descontos inéditos para o IPVA, como é o caso do abatimento para quem parcela.

Pela lei, os abatimentos poderão ser acumulados com o desconto do programa Sua Nota Tem Valor, da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), que pode chegar a mais 5%. Assim, o pagamento à vista com bônus de pontuação máxima do Sua Nota Tem Valor resultará em até 15% de abatimento do valor do IPVA, enquanto o parcelado pode chegar a 10%.

De acordo com o Governo do Estado, autor do projeto, a medida tem o objetivo de reduzir os impactos econômicos causados pela pandemia de Covid-19. Em 2021, cerca de 516 mil contribuintes optaram por pagar o IPVA em cota única, com desconto de 5% sobre o valor total do tributo, resultando no ingresso de aproximadamente R$ 273 milhões nos cofres públicos.

Como pagar o IPVA

É possível pagar o imposto com agilidade nos aplicativos oficiais Ceará App e Meu IPVA. Disponíveis para smartphones e tablets, as ferramentas podem ser baixadas gratuitamente nas lojas Play Store (Android) e App Store (IOS). Lá, o contribuinte pode emitir o boleto de pagamento, copiar o código de barras e efetuar o pagamento pelo Internet Banking do celular, além de fazer consultas sobre a situação do veículo.

Já no site da Sefaz, o contribuinte pode acessar o menu “Serviços” e a opção “IPVA”. Em seguida, basta selecionar o botão “Acesso ao Sistema” e escolher o item “Imposto”. Depois, é só clicar em “Emitir IPVA à Vista” e digitar os dados do veículo (chassi ou placa e Renavam).

Topo Logo

Apoio e patrocinio