Página Interna

Conselho aprova tombamento da Casa de Sérvulo Esmeraldo, no Crato

O Ceará está perto de imortalizar a morada do grande artista visual Sérvulo Esmeraldo, o poeta das linhas. O Sítio Bebida Nova, onde fica o Casarão dos Esmeraldo, é localizado na área rural da sede do município do Crato, região do Cariri, e se enquadra na história dos engenhos do Nordeste do Brasil.

O tombamento do sítio foi aprovado pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará (Coepa-CE), nesta segunda-feira (20). Para se concretizar o tombamento, falta agora a homologação do governador Camilo Santana, e então publicação no Diário Oficial.

Um artista pioneiro, Esmeraldo era reconhecido nacionalmente e internacionalmente como desenhista, escultor, gravador, ilustrador e pintor cearense. Sempre foi preocupado em difundir a cultura no Ceará e fez uso de seu prestígio como artista global, agindo em defesa da política cultural, bem como da classe artística. Sérvulo faleceu em 2017, aos 88 anos, deixando um grande legado nas diversas técnicas e linguagens que atuou.

Em sua casa, circulavam importantes figuras políticas, da cultura e da economia rural. Além de uma grande faixa de terra, o empreendimento demandava cursos d’água próximos ao núcleo produtivo. O Crato, com muitas fontes de águas naturais e solo fértil, foi lugar propício para o desenvolvimento dessa economia rural. E, agora, parte desta história poderá ser preservada através do tombamento material do Sítio.

Parte de uma história

O artista Sérvulo Esmeraldo era reconhecido internacionalmente. Foto: Secult

O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, também presidente do Coepa-CE, destaca que o tombamento traz dois desdobramentos importantes. O primeiro deles é o plano de salvaguarda do bem, que implica em uma parceria entre governo estadual e municipal para a sua formulação. Em segundo lugar, é a associação do tombamento à candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade.

A restauradora Jessica Ohara, da Coordenadoria de Patrimônio e Memória de Secult Ceará, destaca a importância do Sítio Bebida Nova enquanto local da infância e do primeiro ateliê de Esmeraldo. “Ele é um berço artístico do artista e um ponto que aparece diversas vezes na obra dele. Vai tanto contar a história do Sérvulo quanto da arquitetura rural do Ceará”, pontua.

Dodora Guimarães Esmeraldo, fundadora do Instituto Sérvulo Esmeraldo e uma das solicitantes do pedido de tombamento, também ressalta a importância desse processo. “Esse momento é fundamental para mim, para a preservação do Sérvulo Esmeraldo, mas de tudo que ele projetou para o Crato. A Bebida Nova não é um local apenas de engenho, que teve contribuição econômica para o Cariri, aquela casa foi um lugar onde tudo começou na obra desse grande artista que pudemos conviver e aprender com ele”, destaca.

Topo Logo

Apoio e patrocinio