Comemorando seus 298 anos, além das belas praias, Fortaleza também é conhecida pela sua riqueza cultural e pela gastronomia, com receitas típicas que passam de geração em geração.
Essa verdadeira celebração dos sabores regionais pode ser encontrada em diversos mercados tradicionais da cidade, e o Conexão 085, com o compromisso de trazer o lado bom do Ceará, trouxe algumas opções.
Veja quais são eles:
Localizado no Centro da Capital, o Mercado São Sebastião é um dos mais tradicionais da cidade e está nas rotas turísticas de quem visita à cidade. Se você busca por uma iguaria típica daqui, lá você encontra a tradicional panelada, o famoso caldo de mocotó que cura a ressaca, sarrabulho, língua de boi e entre outras.
O Mercado São Sebastião possui 41 restaurantes que circulam diariamente pelo espaço. Além dos pratos regionais, o equipamento conta estabelecimentos que oferecem grande diversidade de alimentos, como o cafezinho com tapioca, a dupla caldo de cana e pastel, açaí e comida caseira.
Conhecido como o maior da América Latina, o Mercado Central iniciou suas atividades em 1809, com a venda de carnes, frutas e verduras. Na década de 90, um novo mercado foi idealizado, o que aumentou as oportunidades de trabalho para artesãos e comerciantes. Atualmente o espaço reúne arte e da cultura de todo o estado.
No Mercado Central você encontra redes, bordados, labirinto, filé, cama e mesa, enxoval para recém-nascidos, camisetas, rendas, castanha de caju, cachaças, licores, doces, rapaduras, bolsas, bijuterias e artesanatos em couro, madeira e palha. Além de quatro restaurantes e duas lanchonetes com comidas típicas nordestinas.
Conectando pescadores e seus produtos frescos aos consumidores, os boxes oferecem uma variedade de peixes: bijupirá, atum, salmão, tainha e tilápia, além de ostras, camarões de diversos tamanhos, lulas, polvos e outros frutos-do-mar. Com 45 boxes para venda e quatro dedicados a frituras, o destaque desse ambiente é a oportunidade de adquirir alimentos frescos e logo serem preparados no local.