Conheça seis cidades cearenses para viajar que contam a história do Estado
Por Redação 085 - Conexão085
O estado do Ceará, localizado no nordeste do Brasil, é conhecido por ser rico em história e cultura. Viajar por suas cidades cheias de relíquias do passado que testemunham momentos importantes da história do país, pode ser ótima jornada.
Explorar as cidades históricas do Ceará é uma ótima experiência, tanto para aquelas que buscam tranquilidade quanto para os que desejam se aventurar e explorar a natureza
Por isso, o Conexão 085 separou seis dessas cidades que contam a história do estado:
Fortaleza
Para explorar um pouco mais a história do Ceará, nada melhor do que começar pela capital do estado, a cidade de Fortaleza, uma mescla de modernidade e tradição. Suas praias, como a Praia de Iracema e a Praia do Futuro, atraem turistas de todo o mundo. Além disso, o Centro Histórico, com ruas de paralelepípedos e arquitetura colonial, guarda construções que remontam ao período colonial, como o Mercado Central e o Centro Cultural Dragão do Mar.
Sobral
Localizada no interior do estado, Sobral é conhecida como a “Princesa do Norte” e tem grande importância histórica. A cidade é berço do grande escritor José de Alencar, além de também ser a terra de diversos artistas como Belchior, Renato Aragão e o escritor Domingos Olímpio. O local preserva casarões e igrejas antigas, como a Catedral de Sobral, construída no século XVIII.
Crato
Com uma grande herança cultural e sua arquitetura colonial, Crato tem o poder de encantar os visitantes que vão conhecer o lugar. Sua fundação remonta ao século XVIII, e sua arquitetura colonial ainda é preservada em algumas áreas, como no centro da cidade. Além disso, o Museu Histórico do Crato se destaca, reunindo peças e documentos que contam a história da colonização portuguesa, com igrejas seculares e praças charmosas.
Juazeiro do Norte
Conhecida como a Terra do Padre Cícero, Juazeiro do Norte é um importante centro de religiosidade e cultura popular. Todos os anos, milhares de fiéis visitam a cidade em romaria para homenagear o “Padim Ciço”. Além disso, Juazeiro abriga o Museu Vivo do Padre Cícero, que retrata a vida e obra desse importante líder religioso. A cidade é muito conhecida pelo turismo religioso, que tem uma forte presença no local.
Aracati
Conhecido por ser uma das principais cidades históricas do Ceará, Aracati encanta os visitantes com seu charme colonial e riqueza cultural. A cidade foi fundada no século XVII, e até os dias de hoje preserva um patrimônio arquitetônico desde os primórdios do Brasil. Os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre a história da cidade através de suas ruas de paralelepípedos e casarões coloridos, que remontam época onde a influência portuguesa se fazia presente.
Icó
Fundada no século XVII, Icó é uma cidade que preserva um valioso patrimônio histórico. Além de preservar suas igrejas imponentes que contam a história do Brasil colonial, as ruas estreitas e casarões coloniais remetem ao período do ciclo do algodão no Ceará. Centro Histórico de Icó, tombado como patrimônio histórico nacional, também se destaca, encantando os visitantes com sua arquitetura singular.
Essas seis cidades cearenses são verdadeiros tesouros históricos, que guardam memórias e testemunhos de diferentes períodos da história do estado e do país. Ao visitá-las, é possível mergulhar nas raízes e tradições que moldaram a identidade do Ceará.
7 de abril de 2024 às 13:00