Conheça os atletas cearenses que participam do Sul-Americano em Assunção, no Paraguai

Por Redação - Conexão085

Competindo no revezamento 4x100m, Ana Claudia está entre os 5 atletas cearenses que participam dos Jogos Sul-Americanos. Foto: Wagner Carmo/CBAt.

Os Jogos Sul-americanos Assunção 2022 foram abertos oficialmente na noite deste sábado (01), em uma linda cerimônia no estádio Defensores del Chaco, na capital paraguaia. A competição vai movimentar o mundo do esporte no continente até o dia 15 de outubro.

Ao todo, a delegação brasileira contará com 464 atletas de 45 modalidades. Um dos primeiros objetivos do Time Brasil é conquistar o maior número de vagas possíveis para os Jogos Pan-americanos Santiago 2023. O outro é voltar ao topo do quadro de medalhas.

São 5 atletas do Ceará na delegação brasileira em Assunção, de acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB): Ana Claudia Lemos Silva (Atletismo), Hercilia Najara Ferreira de Souza (Ciclismo), Antonia Emanuelle Penha Abreu (Remo), Manoel Messias dos Santos Junior (Triatlo) e Vittoria Lopes de Mello (Triatlo).

Conheça um pouco mais do desafio de cada um nesses Jogos:

Ana Claudia Lemos Silva (Atletismo)

Nascida na cidade cearense de Jaguaretama, Ana Cláudia jogava futebol em Criciúma (SC) quando foi descoberta por professores de atletismo, que ficaram impressionados com sua velocidade.

Hercília (terceira da direita para a esquerda) chegando com a delegação do ciclismo em Assunção. Foto: Reprodução/Instagram.

A medalhista de ouro nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011 (200m e 4x100m) teve experiências completamente distintas em Jogos Olímpicos: foi reserva em Pequim 2008, titular em Londres 2012 e acabou cortada do Rio 2016 por causa de uma lesão no joelho direito.

Em Assunção, ela vai competir no revezamento 4x100m.

Hercilia Najara Ferreira de Souza (Ciclismo)

Quatro atletas do feminino e masculino vão representar o país na modalidade que estreia dia 2 de outubro. Dentre eles, Hercilia Najara,  atleta natural do Ceará, mas que reside em Minas Gerais desde os 7 anos. Habilidade, técnica e força nos pedais são suas especialidades.

O circuito do ciclismo MTB nos Jogos de Assunção tem cerca de 6km com obstáculos naturais em mata fechada e muitos saltos. Foram três competições disputadas no mesmo local: em 2018, 2019 e neste ano.

Os ciclistas que vencerem nos Jogos Sul-americanos Assunção 2022 garantem vaga nos Jogos Pan-americanos de Santiago, no Chile, que serão realizados em 2023.

Além da vaga no Pan, a competição também vai distribuir pontos no ranking classificatório para os Jogos Olímpicos Paris 2024.

A atleta chegou ao Paraguai junto do colega de time, João Ferreira. Foto: Reprodução/Instagram Remo Vasco da Gama.

Antonia Emanuelle Penha Abreu (Remo)

Antônia Emanuelle representará o Brasil no barco 2x Peso Leve feminino Sênior. A atleta está na sua terceira passagem pelo Vasco da Gama e é a atual campeã brasileira Single Skiff Peso Leve.

Além do título nacional, Antônia Emanuelle é medalhista sul-americana e, neste ano, venceu o CRASH-B, competição de remo indoor, na distância de 500m. Ela também representou o Brasil na Copa do Mundo de Remo, realizado na Suíça, em julho deste ano.

Quando não está competindo, a atleta se divide entre o Brasil e os EUA, mais especificamente em Los Angeles, onde ela treina e é voluntária em uma organização que busca incentivar a participação de mulheres no remo.

Manoel Messias dos Santos Junior e Vittoria Lopes de Mello (Triatlo)

A equipe brasileira de triatlo, composta por três atletas no masculino e três no feminino, conta com duas potências cearenses no time. O grupo vai competir em Encarnación, cidade ao sul do Paraguai. Na modalidade “sprint” serão 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida.

Os pódios dos atletas nesta temporada, além de resultados expressivos em etapas do Mundial, Copa do Mundo, Copa América e Sul-americano de Triatlo motivam a equipe para a estreia neste domingo (02).

Após a estreia neste domingo a equipe brasileira volta a competir no revezamento misto na terça-feira (04), com grandes chances de medalha.

“O triatlo brasileiro nunca teve em um momento tão bom. Veio uma geração na modalidade que a expectativa era de bom desempenho e isso acabou sendo realidade. Temos um grupo tanto no feminino, quanto no masculino, que é realmente muito forte”, garantiu Marcelo Ortiz, técnico da seleção masculina e feminina.

Manoel Messias (3º da esquerda para a direita) e Vittoria Lopes (3ª da direita para a esquerda) representam o Ceará nos Jogos. Foto: Reprodução/Triathlon Brasil

 

2 de outubro de 2022 às 13:03

Banner topo prefeitura
Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
Banner – Propaganda em Pauta
TOP BANNER – SHOPPING ALDEOTA
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
TOPO BANNER – SO PRA CONTRARIAR

Apoio e patrocinio