Conheça Maranguape, a terra natal de Chico Anysio
Por Redação - Conexão085
Com 171 anos de existência, Maranguape guarda uma rica história e muitos tesouros pouco conhecidos. Distante 29 km da capital cearense, e integrante da Região Metropolitana de Fortaleza, a cidade é nacionalmente famosa por ser a terra natal do humorista Chico Anysio, que frequentemente a referenciava em suas piadas.
Além do icônico Professor Raimundo, a cidade também é berço de personalidades como a atriz Lupe Gigliott, o historiador e jurista João Capistrano de Abreu, a abolicionista Elvira Pinho e de um dos proclamadores da República, o Tenente Coronel Jaime Benévolo.
Seu topônimo maranguape vem do tupi-guarani maragoab, e significa Vale da Batalha. O nome é uma alusão ao lendário cacique da tribo de índios que dominava a região. Antes, o município se chamava Alto da Vila, depois Outra Banda e, em 1760 passou a ser chamado de Maranguape.
Historicamente, as origens de Maranguape cruzam com seus primeiros habitantes, os índios potiguaras e pitaguaris, por exemplo. Eles cultivavam mandioca, milho e sabiam da existência de minerais na região.
Em 1649, Maranguape recebeu a visita dos holandeses durante uma expedição em busca das minas de prata na serra da Taquara e serra de Maranguape. Depois foi habitada pelos portugueses via às sesmarias.
Economia e turismo
No lado da economia, a cidade recebeu um grande impulso com a inauguração da linha férrea Estrada de Ferro de Baturité e a estação de trem, em 1875. Já na segunda metade do século XIX, os portugueses começaram com a plantação da cana-de-açúcar e a produção de cachaça.
Atualmente, a economia de Maranguape é impulsionada pelos setores de serviços, indústria e agropecuária. As principais empresas de Maranguape são do ramo calçadista, de vestuário, eletrodomésticos e a indústria de aguardente.
O turismo também é uma fonte de renda para o município. A cidade possui atrativos naturais, como as Serras, nas quais existem várias trilhas por onde pode-se fazer caminhadas ecológicas na, por exemplo, trilha da Pedra do Derretido, ou na Pedra da Rajada.
No município de Maranguape está o único Balneário da região metropolitana de Fortaleza. O Cascatinha Balneário & Chalés recebe associados e visitantes desde 1963. O complexo conta com parque aquático com piscinas e toboáguas, restaurante, chalés e pousada, cascatas, bicas, piscinas naturais, lago com caiaques, área para prática de esportes e jogos.
Outro atrativo é o Y-Park, museu e parque de esporte do Grupo Ypioca, inaugurado em 2008. O local oferece atrações como o Museu da Cachaça, que funciona desde 2000. Há também opções de passeios como pedalinho, charrete e até arvorismo ou tirolesa podem ser encontradas no Campo de Aventura.
O espaço também conta diversas opções de gastronomia, além de atrações diferenciadas como o maior tonel de madeira do mundo, com capacidade para 374 mil litros. Durante os fins de semana e feriados, o local serve pratos típicos como o baião de dois, paçoca e carneiro, além de tapioca, doces e frutas regionais na bodega do Zé do Leite.
Na cultura, a cidade possui vários eventos, o mais conhecido é a Vaquejada de Itapebussu que acontece no final do mês de setembro. E no mês de agosto, acontece a Feira de Artesanato e a Feira do Humor.
Chico Anysio
O humorista cearense, que estreou na Rádio Guanabara aos 17 anos, também foi ator, comentarista, compositor, apresentador, diretor de cinema, escritor, pintor, radialista e roteirista.
Alguns dos personagens interpretados pelo artista ficaram marcados na história da televisão brasileira, tendo jargões e reflexões utilizados até hoje, como o professor Raimundo, da Escolinha, que não desistia do ofício de educar uma turma cheia de espertezas, apesar de receber bem pouco para isso. A Escolinha, para os comediantes, também foi um espaço de formação.
6 de abril de 2022 às 9:00