Conheça cinco cachoeiras para visitar no Ceará
Por Redação 085 - Conexão085
Com a chegada do fim de semana, muitas pessoas procuram desfrutar de um sábado e domingo tranquilos. Seja na capital ou no interior do estado, a famosa “terrinha do sol” oferece opções para todos os gostos. Conhecido por suas belas paisagens naturais, o Ceará vai além das praias: suas cachoeiras também conquistam o coração daqueles que buscam um passeio diferente.
Entre as mais conhecidas está a Cachoeira do Perigo, situada no município de Guaramiranga, na Serra de Baturité. Com uma queda d’água de aproximadamente 15 metros de altura, é um destino popular para os amantes do ecoturismo e para aqueles que buscam um refúgio na natureza.
No total, o Ceará abriga dezenas de cachoeiras, cada uma com suas características únicas e alturas variando de 10 a 30 metros. Essas cachoeiras são parte integrante do ecossistema cearense e desempenham um papel na manutenção da biodiversidade local. O turismo ecológico nas regiões onde essas cachoeiras estão localizadas contribui tanto para a economia local como promovendo a preservação ambiental e a valorização das comunidades rurais.
Por isso, o Conexão 085 preparou uma lista com algumas cachoeiras localizadas no Ceará:
- Cachoeira Grota da velha – Viçosa, Ceará:
Conhecida por seu clima frio e por ser a primeiro no município da Serra da Ibiapaba, Viçosa do Ceará contém uma variedade de locais para conhecer. Um deles é a Cachoeira Grota da Velha, localizada no Sítio saco da Serra – Passagem da Onça, está a 24 km de distância de Viçosa e possuindo atendimento 24 horas. Uma opção para quem gosta de acampar, realizar trilhas e tomar um bom banho de cachoeira. Viçosa também conta com pontos turísticos como: Igreja do céu, Cachaçaria Mapirunga, Mercado Central de Viçosa do Ceará, entre outros pontos.
- Cachoeira de Paracupeba – Redenção, Ceará:
Com uma profundidade de 3 metros, a cachoeira de Paracupeba, localizada na estrada Barra Nova a 8 km da cidade de Redenção, recebe tanto grupos grandes quanto pequenos de pessoas, incluindo famílias, picnics, grupos de amigos, entre outros. Ela fica aberta durante toda a semana do horário de 8h às 16h, exceto às terça-feiras. Sua entrada é no valor de 5 reais, apenas em espécie e também está presente um restaurante para os visitantes. Próximo à cachoeira, em uma distância de 550 metros, está a pousada Beira Rio para os interessados em garantir uma hospedagem próxima a lagoa.
- Cachoeira do Perigo – Baturité, Ceará:
Com 84 metros de queda livre e a 8 km do centro de Guaramiranga, a Cachoeira do Perigo assusta pelo nome por ser a maior cachoeira da serra de Baturité, mas é uma boa escolha para os amantes de cachoeiras. Localizada no centro da cidade de Baturité no Ceará, funcionando durante toda a semana do horário de 8h às 17h30 e possui uma taxa de acesso de R$ 10 reais por pessoa. Além da cachoeira, o município de Guaramiranga também conta com Parque das Trilhas, a Rota café e Complexo Turístico Guaramiranga Park.
- Cachoeira do Cipó – Baturité, Ceará
Localizada na Serra de Baturité, a Cachoeira do Cipó se torna mais um destino para os apreciadores de natureza e aventura, ela possui uma distância de 77 metros da Cachoeira do Perigo. Ela conta com funcionamento de quinta à domingo nos horários de 7h às 17h e entrada no valor de 10 reais. Além da cachoeira, o local também é próximo do Centro Cultural do Café de Sombra do Ceará, conhecido por ser um Centro Empresarial de apoio ao cafeicultor, estudo, desenvolvimento territorial sustentável e cafeteria comunitária.
- Cachoeira Santa Rosa – Caucaia, Ceará
Conhecida por ser a segunda cidade com maior número de pessoas do Ceará e uma das mais seguras para morar, a cidade de Caucaia é muito lembrada por seus pontos turísticos, áreas de lazes e gastronomia. Um desses pontos é a Cachoeira Santa Rosa, que possui distância de 22 km de Caucaia, encantando os visitantes com sua bela paisagem e banho em queda d’água. Sua trilha costuma ter mais de 5 minutos e possui funcionamento durante toda a semana. Além do lugar, Caucaia também conta com outras atrações como: Lagoa do Parnamirim, Lagoa do Banana, Museu do Caju e Praia do Cumbuco.
27 de julho de 2024 às 13:16