Conheça as personalidades que marcaram a terra da luz

Por Redação 085 - Conexão085

Foto: Reprodução/Internet

Com seus 299 anos, Fortaleza possui muita história para contar. No entanto, a Terra da Luz também abriga personagens emblemáticos que contribuíram para a construção da narrativa da cidade. Conheça algumas dessas figuras da nossa capital:

– Dragão do Mar:
Filho de pescador, Francisco José do Nascimento, mais conhecido como “Dragão do Mar”, seguiu o caminho do pai e tornou-se também pescador. No entanto, protagonizou uma revolução ao se recusar a transportar escravizados para os navios negreiros, em 1881. Sua atitude incentivou outros jangadeiros a fazerem o mesmo. Dragão do Mar tornou-se símbolo da luta contra a escravidão, contribuindo, de certa forma, para que o Ceará fosse a primeira província brasileira a abolir a escravidão. Atualmente, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura leva seu nome.

– Barão de Studart:
Nascido em 5 de janeiro de 1856, Guilherme Chambly Studart, o Barão de Studart, foi médico, historiador e membro do Instituto do Ceará, instituição da qual foi presidente entre 1929 e 1938. Estudou no Ateneu Cearense e, posteriormente, mudou-se com o pai para Salvador, onde ingressou no Ginásio Baiano, tornando-se professor de inglês e de história do Brasil. Na mesma cidade, formou-se na Faculdade de Medicina e retornou ao Ceará em 1878. Sua contribuição para a capital e para o estado é marcante: é considerado o primeiro historiador cearense, e seus registros têm grande relevância para a construção da memória de Fortaleza.

– Rachel de Queiroz:
Filha do bacharel em Direito Daniel de Queiroz e da professora Clotilde Franklin de Queiroz, Rachel de Queiroz foi uma escritora cearense de destaque nacional. Tornou-se romancista ainda jovem, após o grande sucesso de sua obra “O Quinze”. Seu primeiro artigo, publicado aos 16 anos no jornal O Ceará, já revelava o talento e a sensibilidade com que escrevia. Rachel foi a primeira mulher a integrar a Academia Brasileira de Letras, em 1977. Entre suas principais obras, destacam-se: O Quinze (1930), João Miguel (1932), Lampião (1953) e sua última obra, Falso mar, falso mundo (2002).

13 de abril de 2025 às 15:00

Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
Terrazo Shopping – Top banner
WD Passagens
MOURA DUBEUX – BANNER PRINCIPAL
XAMPOO PARTICIPAÇÕES

Apoio e patrocinio