Confira os benefícios da pedalada para a saúde física e mental
Por Redação 085 - Conexão085
A pedalada é uma atividade física que consiste em um movimento realizado ao girar os pedais de uma bicicleta, aplicando força sobre os pedais, fazendo com que as rodas da bicicleta se movam e a pessoa avance. A prática da atividade física auxilia na mobilidade das articulações, fortalecendo os músculos que sustentam as articulações, reduzindo a sobrecarga; melhorando a amplitude de movimento das articulações sem impactos excessivos, podendo ser uma atividade terapêutica para quem tem artrite ou dores articulares, quando feita sob orientação médica.
Segundo o coach da assessoria esportiva de ciclismo, Maurício Leão, os principais benefícios da pedalada para a saúde física são. “Melhora do sistema cardiovascular, reduzindo o risco de doenças cardíacas; aumento da resistência muscular, especialmente nas pernas; auxílio no controle de peso e queima de calorias; fortalecimento do sistema imunológico e melhora na coordenação motora e equilíbrio”, explica Maurício.
Em relação aos efeitos da pedalada na saúde mental e emocional, Maurício detalha. “Redução do estresse e ansiedade, graças à liberação de endorfinas; melhora do humor e combate à depressão; maior sensação de bem-estar devido à prática ao ar livre e ajuda na clareza mental e melhora da concentração”, conta o profissional.
Para evitar a sobrecarga corporal, a intensidade da atividade deve ser realizada de forma moderada, mantendo a frequência cardíaca entre 50 e 70% do máximo, sendo fácil de monitorar com dispositivos ou pela percepção de esforço, com sessões de 30 a 60 minutos, três a cinco vezes por semana, em um progresso gradual para evitar lesões.
Maurício fala que a pedalada é um exercício de baixo impacto, já que reduz a pressão das articulações em comparação com atividades como corrida, sendo ideal para pessoas com limitações físicas, como idosos, pessoas com obesidade ou lesões nos joelhos.
Prática e Adaptação
Segundo Maurício, a melhor forma de começar a pedalar, especialmente para quem nunca praticou o esporte antes, é escolher uma bicicleta adequada ao tamanho e ao tipo de uso pretendido; começando com trajetos curtos e em terrenos planos; utilizando equipamentos de segurança, como capacete e luvas; e realizando ajustes na bicicleta para evitar desconforto, como a altura do selim e do guidão.
A prática da pedalada complementa treinos de força, ajudando na recuperação muscular, podendo ser combinada com yoga ou alongamento para melhorar a flexibilidade; além de funcionar como exercício aeróbico principal em um programa de condicionamento físico e também pode ser uma forma de lazer e socialização, promovendo bem-estar emocional.
Cuidados
A respeito dos cuidados com a pedalada para evitar lesões, é necessário ajustar a postura para manter a coluna neutra; evitar pedaladas prolongadas sem pausas; fortalecer os músculos do core e das pernas para maior estabilidade e usar calçados adequados para distribuir a força de pedalada.
15 de dezembro de 2024 às 14:10