Confira dicas para dormir melhor e atingir o sono reparador

Por Redação 085 - Conexão085

Foto: Divulgação

Uma boa noite de sono é primordial para que o organismo humano funcione corretamente e traz diversos benefícios para o corpo e para a mente: melhora o humor, proporciona energia para as atividades diárias, regula os hormônios responsáveis pelo bem-estar e potencializa a produtividade no ambiente de trabalho. Buscando alcançar sono reparador, estado de excelência de uma noite “bem dormida”, diversos estudos hoje já falam sobre o uso de ambientes favoráveis a esse sono. O Conexão 085 traz com exclusividade para o nosso leitor as principais informações sobre o assunto.

Segundo estudo publicado pela Frontiers in Psychiatry, uma hora de uso de tela antes de dormir diminui a duração do sono em cerca de 24 minutos por noite. Além disso, a pesquisa afirma que o risco de insônia aumenta em 59%. Esse estudo alerta para a importância da higiene do sono e de desligar os aparelhos com antecedência antes de deitar na cama.

De acordo com a médica Álissa Formiga, dormir muito não significa dormir com qualidade. O sono como um todo precisa ser avaliado. “Muitas vezes algumas pessoas dormem até um tempo adequado, mas não tem a sensação de sono reparador. Isso geralmente está ligado a algum transtorno do sono”, explica.

Caso o sono não seja reparador, há diversas consequências, de curto e longo prazo. “A curto prazo, no dia seguinte, há fadiga e menos disposição para as atividades. A longo prazo, é perceptível impacto na memória e na atenção, além de desregulação metabólica, com ganho de peso e aumento da resistência insulínica”, pontua.

Ainda segundo a médica, uma boa noite de sono começa ao amanhecer. Tudo que você faz durante o dia tem impacto na hora de deitar a cabeça no travesseiro mais tarde, como por exemplo tirar cochilos prolongados. Já à noite, é importante estabelecer uma rotina: evitar consumo de bebidas com cafeína, energéticos e chocolates próximo a esse horário. Até mesmo exercícios 3 horas antes de dormir precisam ser evitados, pois o cortisol e adrenalina podem afastar o sono. Evitar telas também é fundamental.

Outro estudo, desta vez publicado pela revista Environmental Research, mostra que pessoas que possuem vista para o mar ou que vivem em ruas arborizadas ou em demais espaços em contato com a natureza, possuem noites mais longas de todo. Ao todo foram analisadas 16 mil pessoas em 18 países. Ainda segundo a pesquisa, apenas 17% do grupo que vive em ruas arborizadas afirmaram não dormir bem. Ou seja, 83% das pessoas confirmaram alcançar um sono reparador.

Nem todas as pessoas vão conseguir morar de frente para o mar ou em uma rua bem arborizada, por isso existem algumas técnicas que podem ajudar nisso. Uma delas é a presença de plantas em casa, criando um ambiente próximo à natureza. Caso não seja possível, uma visita a um parque ou à praia ao longo do dia podem ajudar também.

Algumas pessoas também usam roupas de cama feitas de algodão orgânico, colchões de látex natural e plantas de lavanda no quarto para filtrar o ar. O látex natural é durável, elástico e traz bom apoio ao corpo, já o algodão orgânico está no fato de que é naturalmente respirável, o que proporciona a circulação livre de ar pela pele.

Anotou as dicas? Agora é hora de colocar em prática e preparar tudo em seu quarto para atingir o sono reparador na sua próxima noite de sono

6 de setembro de 2025 às 15:00

Banner topo – Conexão085
SEBRAE
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
MIDDLE BANNER – SENAI
MIDDLE BANNER – SESI
MOURA DUBEUX – BANNER PRINCIPAL
DIAS DE SOUSA (PLATINUM) – TOPO BANNER
DIAS DE SOUSA – TOPO BANNER
XAMPOO PARTICIPAÇÕES
Banner topo arvo
DEEP – TOPO BANNER
DIAS DE SOUSA (BEACH VILLE) – TOPO BANNER

Apoio e patrocinio