#ConexãoTurismo: Conheça os atrativos turísticos do Sertão Central do Ceará
Por Redação - Conexão085
Atualmente, diversos atores estão trabalhando para alavancar a atividade turística no Sertão Central do Ceará. A ideia é aproveitar o potencial e as características de cada município para fortalecer os negócios já estabelecidos e gerar novas oportunidades, explorando os atrativos da região.
Lá, são vistos com potencial turístico os municípios de Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Banabuiú e Solonópole, que participam de um processo de roteirização que está sendo feito pelo Escritório Regional do Sebrae/CE no Sertão Central com as respectivas prefeituras.
A ideia é criar um roteiro que privilegia os atrativos de cada um deles, mas que, ao mesmo tempo, transforma, todos juntos, em destinos complementares e múltiplos, tanto em interesse como em opções de lazer. Conheça alguns deles!
Solonópole, por exemplo, tem o Riacho do Sangue, que remete a eventos históricos ligados à Confederação do Equador, além do apelo turístico. Já o município de Senador Pompeu possui, como uma das suas atrações turísticas, a ponte ferroviária, uma ponte trazida da Inglaterra e montada na cidade, além do prédio da própria estação ferroviária.
Outra atração turística de Senador Pompeu tem cunho religioso: é a Caminhada da Seca. Uma romaria anual, que há 37 anos acontece em homenagem às vítimas do Campo de Concentração que existiu na Região. Esta caminhada tem início na Igreja de Nossa Senhora das Dores e encerra-se no cemitério da Barragem do Patu.
Já o município de Banabuiú está localizado na bacia hidrográfica do rio do mesmo nome e em seu leito está construído o Açude Arrojado Lisboa, ou Banabuiú, como é mais conhecido. Outro importante rio da região é o Sitiá que deságua no Banabuiú e no território de Banabuiú fica a parede do Açude Pedras Brancas. Outras fontes hídricas são os riachos Cruxoti e Pimenta.
No município de Quixeramobim, as principais atrações são a Barragem de Quixeramobim; a Ponte Metálica, a Casa da Câmara e Cadeia; Centro Geodésico do Ceará; Memorial Antônio Conselheiro; Pedra do Letreiro (sítio arqueológico) e a Lagoa do Fofô e as igrejas de Nosso Senhor do Bonfim, da Matriz de Santo Antônio, de Nossa Senhora do Rosário
Por fim, em Quixadá o visitante vai encontrar atrativos como o Açude do Cedro, Pedra da Galinha Choca, Santuário Nª. Sra. Imaculada Rainha do Sertão, Chalé da Pedra, Lagoa dos Monólitos, Morro do Urucu, Pedra do Cruzeiro, Serra do Estêvão, Trilha da Barriguda, Trilha do Olho d’Água, Trilha do Boqueirão, Trilha Cabeça do Gigante, Fazenda Magé, Museu Histórico Jacinto de Sousa, Fazenda Não Me Deixes de Rachel de Queiroz e o Memorial Cego Aderaldo.
Com informações do Sebrae.
15 de outubro de 2022 às 14:00