#CONEXÃOPÁSCOA: Produção de pão de coco aumenta com a chegada da Semana Santa
Por Redação - Conexão085
Há poucos dias da Semana Santa, alguns alimentos são muito procurados, o peixe, o chocolate, o vinho, mas um item ganhe destaque na mesa do cearense: o pão de coco.
Para os fãs do bom e velho pão de coco, não tem como substituir o alimento nessa época do ano. Padarias e supermercados já estão preparados para as vendas, que devem aumentar até 12 vezes mais com a chegada da Semana Santa.
Em dias comum, segundo informações do setor, a produção do pão de coco é em média de 20 pães por dia. Já no período que antecede a Semana Santa, chega a 200, e na véspera e na própria Semana, chega a 400 a 500 pães por dia, devido à procura e às encomendas.
A média de preço do quilo do pão de coco fica entre R$ 14 e R$ 24, segundo o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no estado do Ceará (Sindipan). O pão pode ser consumido sozinho ou com manteiga, por exemplo.
É muito comum nessa época, as pessoas comprarem pães para presentear amigos e familiares. Talvez por isso, o alimento ao longo dos anos vem ganhando uma variedade que vai desde o pão de coco tradicional até os gourmets recheados, por exemplo, com chocolate ou doce de leite, ideais para presente.
O aumento do consumo do pão de coco nesse período de Semana Santa tem muito haver com o simbolismo da partilha do pão no momento da Santa Ceia, ao corpo de Cristo, mas independente da religião, o pão agrada o paladar de todos.
10 de abril de 2022 às 11:00