#ConexãoPais: CNC prevê alta de 17,2% nas vendas para o Dia dos Pais no Ceará
Por Redação - Conexão085
O volume de vendas para o Dia dos Pais de 2022, a ser comemorado no próximo domingo (14), deverá atingir R$ 7,28 bilhões em todo o país, o que representará alta de 5,3% em relação à mesma data no ano passado.
Em 2021, o varejo ainda sofria com o processo de volta da circulação dos consumidores. A estimativa foi divulgada nesta terça-feira (9), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
A CNC aponta ainda que os principais estados deverão ter avanços reais em relação ao ano passado, com destaque para as taxas esperadas no Ceará (+17,2%), Espírito Santo (+12,2%) e Rio Grande do Sul (+11,0%).
Segundo o presidente da CNC, José Roberto Tadros, em termos de movimentação financeira, o Dia dos Pais é a quarta data comemorativa mais importante para o comércio varejista brasileiro. No entendimento da CNC, esses recursos sustentam o avanço nas vendas ao longo deste ano.
A entidade lembra que a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no último mês de maio, mostrou que o faturamento real do varejo já tinha atingido 3,9% acima do volume registrado às vésperas da pandemia, em fevereiro de 2020 e 3,0% maior do que em agosto do ano passado.
Para o economista da CNC responsável pela pesquisa, Fábio Bentes, o fim da pandemia pode explicar a alta prevista nas vendas para o Dia dos Pais. “Praticamente todo o fluxo de consumidores perdido ao longo das fases mais agudas da crise sanitária foi restabelecido”, explicou.
Contratações temporárias
Não são só as vendas que devem aumentar. A CNC estimou que as contratações de trabalhadores temporários também devem evoluir. A expectativa é a criação de 18,5 mil vagas temporárias para atender à demanda sazonal das vendas. Se o número se confirmar, será o maior contingente desde 2014, quando alcançou 20,3 mil.
Presentes
A inflação vai impactar os preços e a cesta de bens e serviços relacionados à data deverá subir 8,6% na comparação ao ano passado. O percentual é a maior variação deste grupo específico de bens ou serviços desde 2016, quando registrou o mesmo patamar de alta.
Apenas computadores pessoais estão mais baratos do que em 2021 (2,4% a menos) entre os 13 itens analisados. As altas mais expressivas estão nas roupas masculinas, que subiram 21,9%, os tênis, com avanço de 18,2%, e as bebidas alcoólicas com elevação de 17%.
Conforme a CNC, apesar do segmento de vestuário, calçados e acessórios ainda não ter recuperado o ritmo de antes da pandemia. Em maio deste ano, por exemplo, o volume de vendas ainda era 7,7% inferior ao de fevereiro de 2020.
Apesar disso, 43,7% do total de vendas para o Dia dos Pais estarão relacionados ao rendimento dessas lojas, com faturamento de R$ 3,18 bilhões. Na sequência, estão os ramos de utilidades domésticas e eletroeletrônicos (R$ 1,24 bilhão) e produtos de perfumaria e cosméticos (R$ 1,07 bilhão).
10 de agosto de 2022 às 15:00