#ConexãoNaCopa: Em clima de Copa, setor cervejeiro estima fechar o ano com alta de 8% no consumo

Por Redação - Conexão085

Nenhuma imagem cadastrada

Com a Copa do Mundo se aproximando, o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), estipulou um crescimento de aproximadamente 8% no consumo da bebida, em relação a 2021, atingindo um volume de vendas em mais de 15,4 bilhões de litros.

Segundo o superintendente do Sindicerv, Luiz Nicolaewsky, a Copa no período do verão e no contexto das festas de final de ano, traz mais otimismo para as vendas da bebida.

“A indústria da cerveja está confiante para os próximos meses, com o retorno de festivais, festas e a Copa do Mundo, que reúne duas paixões dos brasileiros: a cerveja e o futebol. Será um momento de celebrar, de encontrar a família e os amigos para assistir aos jogos, com o ineditismo de ser realizada em um mês mais quente”, afirmou.

Antes da pandemia, em 2019, o consumo girava entorno de 38% no off-trade (aquele em que o consumidor faz a compra de um produto e leva para consumir em casa), em pontos de venda como supermercados, hipermercados e mercearias; em bares e restaurantes totalizava 62%.

Em 2021, o consumo de cerveja fora do lar passou a registrar 58,4% do total, enquanto o consumo off-trade, subiu para 41,6%. Para a Sindicerv, a tendência é fechar o ano de 2022 com o consumo no lar em proporção maior que o usual.

De acordo com dados do Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), a cerveja consumida em domicílio teve 5,9% de alta no ano, enquanto a bebida fora do lar chegou a 5,3%.

Dessa forma, o setor projeta que a categoria da cerveja sem álcool tenha uma alta de 37% no acumulado deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a 400 milhões de litros consumidos em todo o Brasil.

Em 2021, a categoria havia registrado crescimento de 44% em relação a 2020, com venda de 284 milhões de litros, segundo o monitoramento do sindicato.

Apesar de representar uma parcela pequena no consumo total do mercado, o setor vem se destacando no crescimento desse tipo de cerveja, considerando o momento de recuperação pós-pandemia.

Assim, o setor acrescenta haver uma crescente busca do consumidor por um estilo de vida mais equilibrado e que os investimentos em inovação e sabor impulsionaram a categoria.

9 de dezembro de 2022 às 12:24

Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
TOP BANNER – SHOPPING ALDEOTA
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
Terrazo Shopping – Top banner
WD Passagens

Apoio e patrocinio