#ConexãoMulher: Ceará inaugura 1ª Casa da Mulher Cearense
Por Redação 085 - Conexão085
O Ceará, que já é referência para os outros estados na condução da Casa da Mulher Brasileira, em Fortaleza, deu mais um importante passo para promover o apoio, acolhimento e proteção à mulher em situação de violência.
A primeira Casa da Mulher Cearense foi inaugurada nesta terça-feira (8), no Dia Internacional da Mulher, em Juazeiro do Norte. A unidade vai atender 29 municípios da região do Cariri.
Além de atuar 24h na proteção da mulher, por meio de medidas judiciais e segurança pública, a Casa vai trabalhar para dar àquela vítima condições de não depender mais financeiramente do seu agressor.
No local, as mulheres que denunciarem as situações de agressão terão acolhimento de uma equipe multidisciplinar, que conta com assistentes sociais e psicólogas no atendimento integrado aos órgãos da Justiça. Além disso, o equipamento tem espaço para casa de passagem. Para dar mais confiança, as equipes serão formadas por mulheres, que passaram por treinamento para o atendimento humanizado.
Ao todo, o Governo do Ceará investiu mais de R$ 4,3 milhões na unidade. A coordenação do equipamento será da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).
A Casa da Mulher Cearense ocupa uma área de mais de 1.700m² e conta com área para o administrativo, Delegacia da Polícia Civil, Tribunal de Justiça, atendimento psicossocial, Ministério Público, Defensoria Pública, apoio, auditório, pátio interno, brinquedoteca, refeitório, vestiários, depósito, estacionamentos e áreas de jardins e passeios.
O Ceará vai ganhar mais cinco casas de acolhimento desse porte. Duas já estão em fase de construção, localizadas em Sobral e Quixadá, com 30% e 59% das obras executadas, respectivamente. Outras três estão em fase de licitação ou planejamento e serão instaladas nos municípios de Tauá, Crateús e Iguatu.
9 de março de 2022 às 9:40