#ConexãoFortal: cuidados com a alimentação antes, durante e depois da folia
Por Redação - Conexão085
O Fortal 2022 começou nesta quinta-feira (21) em grande estilo, e a 29ª edição da maior micareta do Ceará já está sendo memorável. Mas é importante lembrar que são quatro dias de festa e, para conseguir aproveitar bem e curtir a maratona de shows, é preciso tomar alguns cuidados com a alimentação.
O Conexão 085 conversou com o nutricionista Matheus Machado, da Clinica Fred Carioca, sobre como se preparar para curtir ao máximo o Fortal 2022. Confira as dicas e aproveite a micareta!
Segundo o nutricionista, para ter energia suficiente para os quatro dias de festa, o ideal é se alimentar normalmente durante o dia e, antes de sair de casa para a festa, realizar uma refeição rica com proteínas e carboidratos.
Por exemplo, um sanduiche de frango ou um prato com arroz, legumes e carne. O mais importante é evitar alimentos muito gordurosos e frituras, que normalmente são mais pesados e podem causar desconforto abdominal.
Já durante a festa, momento em que muitas pessoas consumem muita bebida, o Dr. Matheus Machado recomenda a ingestão de água e evitar alimentos gordurosos.
“Beber muita água durante o dia todo, durante a festa e após a festa vai ajudar muito a reduzir uma possível ressaca. A recomendação gira em torno de 50ml/kg de peso, ou seja, para um homem de 80kg, seriam cerca de 4 litros de água”, disse.
“Sobre a alimentação durante a festa, eu evitaria comer em barracas de rua, onde a higiene pode deixar a desejar. Pode ser interessante levar barrinhas de proteína e frutas pra repor energia ao longo dos shows”, indica o nutricionista.
E para o pós-festa, quando vier a ressaca e o cansaço, o médico dá algumas dicas de como se reenergizar, se recuperar e aguentar o retorno à rotina: consumo de frutas e ingestão de água.
“O ideal é voltar a rotina alimentar normal e não passar longos períodos sem comer. Costumo indicar um maior consumo de frutas, principalmente Banana, Melancia, Melão e Laranja. As frutas possuem muita água e frutose, que podem ajudar na recuperação após o consumo excessivo de álcool”, ressalta Matheus Machado.
22 de julho de 2022 às 11:00