Conexão Coreia: um tour pela cultura sul-coreana em Fortaleza
Por Redação - Conexão085
Conhecida pelas belas praias e pela cultura de um povo gaiato, Fortaleza é uma cidade que surpreende ao abraçar diversas tribos. Seja forrozeiro, alternativos, cult e entre outros, aqui na capital tem espaço para todas as manifestações e, uma em específico, está ganhando cada vez mais destaque, a cultura sul-coreana.
Quem nunca se pegou assistindo um influenciador da cidade visitando um restaurante de comidas coreanas e ficar curiosamente interessado em experimentar algumas delas. Está passeando pelo shopping e ver cover de grupo coreanos dançando ou até mesmo as famosas comidinhas orientais.
É um fato que a manifestação da cultura oriental está em expansão em Fortaleza devido à globalização nas redes sociais e principalmente ao comércio tanto online e presencial, mas o que muitos não sabem é que o comércio físico vem sendo galgando desde 2013 com a vinda um grande número de coreanos para trabalhar na construção do Porto do Pecéme, que a partir disso, viram uma oportunidade de se instalar e disseminar a cultura na capital cearense.
Pensando nisso, a equipe do Conexão 085 produziu uma rota coreana em Fortaleza para você entusiasta ou para quem busca algo novo.
Gastronomia Coreana em Ascensão
A culinária coreana, conhecida por seus sabores intensos e pratos equilibrados, tem conquistado o paladar dos fortalezenses. Restaurantes como o K-Bab e o Paik têm sido lugares com pratos tradicionais coreanos na cidade buscado pelo público. O K-Bab, localizado na Avenida Desembargador Moreira, oferece uma experiência autêntica com pratos como o bungeoppang, um bolinho em formato de peixe recheado com pasta doce de feijão-vermelho.
O Paik, por sua vez, é um estabelecimento que se destaca pela autenticidade pela cozinha coreana e contemporânea que traz o famoso lámem. O restaurante está localizado na Av. da Abolição, 3180, Meireles.
Ver essa foto no Instagram
K-pop e Noraebang: Música e Diversão
Além da gastronomia, a música coreana, especialmente o K-pop, tem encontrado um lar em Fortaleza. O restaurante K-pop&Food, situado na Rua Professor Lino Encarnação,191 não só serve pratos típicos coreanos, mas também integra a música à experiência culinária. Nas noites de quarta-feira, o estabelecimento promove o “Noraebang”, uma versão coreana do karaokê, onde a entrada é gratuita e os fãs podem cantar seus hits favoritos.
Ver essa foto no Instagram
Conexão Aérea e Turismo
A conexão entre Fortaleza e a Coreia do Sul não se limita apenas à cultura e gastronomia. Com voos disponíveis a partir de R$ 8.000, os fortalezenses têm a oportunidade de explorar a Coreia do Sul, aproximando ainda mais as duas culturas, infelizmente ainda não existem voos diretos, mas uma rota estabelecida passando por cidades como São Paulo e Doha.
Comércio Coreano em Fortaleza
Além dos restaurante também existem lojinhas tradicionais na cidade como o Uri Mercado Coreano, localizado na Av. Desembargador Moreira, 333, no Meireles, este mercado é especializado em produtos coreanos como lámem, snacks, doces, bebidas, ingredientes e cosméticos. Eles também têm uma loja online com entrega para todo o Brasil. Outra opção também é o Mr. Fantasy que resgata a moda coreana, além de itens como camisas, bolsas e acessórios do seu k-idol favorito.
Ver essa foto no Instagram
A rota coreana em Fortaleza é um exemplo de como a globalização cultural podem enriquecer uma cidade. Os fortalezenses têm abraçado essa nova onda cultural com entusiasmo, provando que a distância entre o Brasil e a Coreia do Sul é apenas um detalhe diante da paixão compartilhada por uma comida diferente, música, estilo e k-dramas.
14 de julho de 2024 às 15:00