Página Interna

Complexo do Museu da Imagem e do Som do Ceará é revitalizado

Fotos: Carlos Gibaja, José Wagner e Tatiana Fortes/ Ascom Casa Civil

A Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Ceará fizeram a entrega do novo complexo do Museu da Imagem e do Som do Ceará Chico Albuquerque (MIS-CE), que se torna um dos mais avançados museus do Brasil e da América Latina.

O local foi reformado e ganhou novo anexo de cinco andares, sendo dois subterrâneos, e uma ampla praça que une as duas construções e passa a ser uma área de convivência para atividades externas. O Museu segue funcionando no mesmo endereço, na Av. Barão de Studart, nº 410.

Os novos ambientes abrigam espaços expositivos; biblioteca física e digital; sala multiuso; auditório; laboratórios para restauro e digitalização do acervo, bem como ampliação e impressão; reserva técnica; estúdios de fotografia, vídeo e som; ilhas de edição e sala imersiva com 10 projetores para instalações multimídia.

Fotos: Carlos Gibaja, José Wagner e Tatiana Fortes/ Ascom Casa Civil

Na praça, visitantes poderão contemplar exibições de vídeo em um telão externo e projeções de vídeo mapping na fachada do anexo. Com essa estrutura, o MIS-CE reabre como um espaço cultural ativo, oferecendo ao público diferentes atividades como exposições simultâneas, ações de formação, exibições de vídeos e apresentações musicais.

O complexo do MIS-CE é um projeto do arquiteto português Carvalho Araújo. O Governo do Estado investiu quase R$15 milhões na obra, resultando em uma área construída de 2.800m². O valor também contempla o restauro e reforma da casa tombada como patrimônio cultural do Ceará.

Além disso, foram investidos R$72 milhões em equipamentos e mobiliário para o novo complexo cultural. O MIS estará aberto ao público de quinta a domingo, das 13h às 21h. O uso de máscara e a apresentação do passaporte de vacina são obrigatórios para acesso aos espaços internos. A entrada é gratuita.

Topo Logo

Apoio e patrocinio