Complexo Cultural Estação das Artes Belchior é inaugurado no Centro de Fortaleza

Por Redação 085 - Conexão085

Equipamento fica localizado em frente à Praça da Estação, no Centro de Fortaleza. Fotos: Tatiana Fortes / Gov do Ceará

A centenária Estação Ferroviária João Felipe, no Centro de Fortaleza, acaba de ser reaberta como um lugar de valorização da cultura e memória do povo cearense. O Complexo Cultural Estação das Artes Belchior, com 67 mil m², foi inaugurado pelo Governo do Ceará nesta quarta-feira (30).

Lá, serão implantados, até o mês de agosto, a Estação das Artes, o Mercado Gastronômico, a Pinacoteca do Ceará, o Centro de Design e o Museu Ferroviário. Com abertura gradual, o local contará com programação inicial nas manhãs de domingo.

O conjunto arquitetônico passou por restauração estrutural e modernização de prédios e galpões localizados em frente à praça Castro Carreira (Praça da Estação), agora devolvida à cidade como uma esplanada que integra o complexo.

O local também receberá as novas sedes da Secretaria da Cultura do Estado (Secult) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará (Iphan-CE). Eles integram a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará, com gestão em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.

O investimento do Governo do Ceará na reforma e modernização do conjunto arquitetônico foi de R$ 82,8 milhões, e o projeto teve início em agosto de 2019. A Estação das Artes se insere no Plano Estadual de Cultura para qualificação do Centro da Cidade e do convívio social, no âmbito do ‘Fortaleza 2040’ e ‘Ceará 2050’ através das artes e da cultura.

História

Foi nesta Estação que Fortaleza viu o trem pela primeira vez, ainda no século XIX, em novembro de 1873. A Estação Central, de onde saiu a primeira locomotiva, nas décadas seguintes, ainda ganhou os nomes de Estação Fortaleza e posteriormente de Estação João Felipe, em homenagem a um engenheiro e político cearense de Tauá.

A estrutura, que hoje se prepara para abrigar um grande complexo artístico, foi tombada pelo Estado do Ceará em 1983 e está inscrita na Lista do Patrimônio Cultural Ferroviário do Iphan desde 2008, tendo valor reconhecido pelo Programa de Preservação do Patrimônio Histórico Ferroviário do antigo Ministério dos Transportes, ainda na década de 1980.

Serviços e programação

A área livre do Complexo Estação das Artes estará aberta para ser aproveitada por visitantes para atividades como andar de bicicleta, uso de patins e caminhadas. Localizada no Centro de Fortaleza, a Estação contempla ainda um fortalecimento da programação de outros espaços próximos, a exemplo do Passeio Público, o Museu da Indústria e o Dragão do Mar.

Segundo a Secretaria da Cultura, o Complexo Cultural Estação das Artes propõe-se a dialogar com as pessoas e os espaços tradicionais do Centro de Fortaleza. As primeiras programações ocorrerão, inicialmente, aos domingos e envolverão múltiplas linguagens artísticas e expressões culturais.

31 de março de 2022 às 15:14

Banner topo prefeitura
Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
Banner – Propaganda em Pauta
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
TOPO BANNER – SO PRA CONTRARIAR

Apoio e patrocinio