Como o boxe ajuda a eliminar o estresse
O boxe oferece benefícios amplos tanto para o corpo quanto para a mente.
Por Redação 085 - Conexão085

O boxe, tradicionalmente associado à força e à competição, vem ganhando cada vez mais espaço como atividade física voltada para a saúde mental. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 90% da população mundial convive com níveis preocupantes de estresse. Nesse cenário, práticas esportivas como o boxe se destacam como válvulas de escape e ferramentas de bem-estar.
A psicóloga Tricia Moreira destaca o poder de liberação da raiva que o box traz. “O boxe é uma forma saudável de liberar a raiva reprimida e acessar uma força importante que nos leva a mudança. Eu super recomendo para minhas pacientes e a transformação é surpreendente”, pontua.
Para o professor Breno Costa, o boxe oferece benefícios amplos tanto para o corpo quanto para a mente. Ele aponta que, do ponto de vista físico, a prática proporciona um condicionamento completo, trabalhando resistência cardiovascular, força, agilidade e coordenação motora. Além disso, uma hora de treino pode gastar de 600 a 1000 calorias, dependendo da intensidade, favorecendo a definição e fortalecimento muscular. “Socos, deslocamentos e defesas ativam membros superiores, inferiores e core, melhorando postura, equilíbrio e consciência corporal”, afirma.
Quanto à saúde mental, Breno destaca que o boxe é eficaz na redução do estresse por diversos motivos. O esforço físico estimula a liberação de endorfina e dopamina, neurotransmissores ligados ao prazer e à sensação de bem-estar, enquanto bater no saco de pancadas ou nos aparadores funciona como uma descarga emocional natural. O foco exigido nos movimentos mantém a mente no presente, funcionando como uma espécie de meditação em movimento, e a evolução técnica e física traz sensação de progresso e motivação. “O boxe cuida do corpo, alivia a mente e fortalece o espírito, sendo uma das práticas mais completas para quem busca saúde e qualidade de vida”, pontua.
Além disso, a modalidade aumenta a autoconfiança, fortalece a disciplina e melhora o foco. Aprender a se defender, superar desafios nos treinos e manter a concentração nos golpes e esquivas contribui para a autoestima e o controle emocional. O ambiente coletivo das academias e o contato com professores e colegas criam um senso de pertencimento e motivação, reduzindo a sensação de isolamento.
Estimulando a melhora do condicionamento físico ao mesmo tempo em que reduz estresse e ansiedade, o boxe é mais do que um esporte, é um estilo de vida que une o corpo e a mente daqueles que praticam.
28 de setembro de 2025 às 15:00