Como a gestão bem aplicada pode transformar a performance da sua empresa?
Por Redação - Conexão085

A gestão empresarial é um dos pilares fundamentais do sucesso de qualquer organização. Em um mundo de constante mudança, a aplicação eficaz de técnicas e práticas de gestão pode ser a chave de melhorias para o desempenho da sua empresa. Otimizando os processos à motivação da equipe, uma gestão bem estruturada pode produzir resultados significativos em termos de produtividade, inovação e crescimento sustentável.
Para explicar mais sobre o assunto, Leonardo Covas, diretor-executivo da Secran Gestão, braço da Secran Group explica como transformar a performance da sua empresa ao Conexão 085.
Leonardo conta que o primeiro passo é entender o que são metodologias de gestão. “Elas são estratégias administrativas formadas por um conjunto estruturado de medidas adotadas pelos gestores a fim de aumentar a eficiência de implantação de modelo de gestão, de projetos e processos. As metodologias de gestão orientam as rotinas de trabalho em todos os níveis empresariais: estratégico, tático e operacional. Ajudando o empresário em funções básicas como: planejar, organizar, gerir e checar”, Leonardo Covas, diretor-executivo da Secran Gestão.
O diretor-executivo da Secran indica abaixo metodologias básicas (para cada uma existe uma forma de se aplicar e a depende muito da cultura de cada empresa):
- Pdca
- Scrum
- Balance score card
- OKR – objectives and key results
Segundo Leonardo, antes de escolher os indicadores de monitoramento para a empresa é necessário dividir a empresa em quatro grandes áreas que são: comercial, operação, financeiro e pessoas.
-Os indicadores comerciais:
- Vendas(faturamento)
- Tkm
- CAC
- Taxa de conversão de clientes
- Positivação de clientes
- Curva ABC
-Indicadores financeiros:
- Receita total
- Margem de contribuição
- EBITDA
- Lucro líquido
- ROE – retorno sobre o patrimônio líquido
- Endividamento
-Pessoas:
- Turnover
- Absenteísmo
- Folha sobre faturamento
- Clima organizacional
E para quem quer começar a mudar a rota e alavancar a empresa, a Secran Gestão é uma opção que traz resultados sólidos. Mas é importante lembrar que cada empresa tenha seu modelo de gestão claro e definido. “Chamamos aqui na Secran gestão de CGO (ciclo da gestão organizacional) composto por 4 pilares: organograma, descrições de atividades, indicadores de performance e ritos de gestão. Com esses 4 pilares bem impactados você consegue ter eficiência no acompanhamento da gestão do seu negócio”, explica Leonardo.
Porém, uma boa metodologia não é suficiente se o time, líderes e donos dos negócios não estiverem dispostos a enfrentar mudanças.” Quando não existe abertura a mudança, quando a empresa tem uma cultura ultrapassada de comando e controle, fica difícil ou é quase impossível implementar ferramentas, ou melhorias contínuas nas empresas. A cultura é um elemento que pode ser transformador quando bem trabalhada, mas pode levar a empresa a falência se não for observada”, conclui diretor-executivo da Secran Gestão.
Além da boa metodologia e a liderança, a cultura organizacional pode se impactada. “Cultura organizacional é hoje o principal elemento que deve ser trabalhado em uma organização. Empresas são formadas por pessoas se o time não está engajado no propósito da organização, seus objetivos serão dificilmente atingidos. Existem 5 grandes impactos que a cultura organizacional pode trazer para um negócio: aumento do engajamento da equipe, promoção da ética profissional alinhada aos valores, diminuição da rotatividade de pessoas, aderência e implantação de projetos e otimização da produtividade das equipes”, conclui Leonardo Covas em entrevista ao Conxão 085.
12 de setembro de 2024 às 15:50