Com melhor cenário desde 2014, Ceará tem 81,13% do território sem seca relativa

Por Redação 085 - Conexão085

As condições atuais se dão, principalmente, pelas chuvas dos meses de março e abril. Foto: Ariel Gomes/Gov do Ceará.

O mais recente mapa do Monitor de Secas, referente ao mês de abril, indica que o Ceará apresenta 81,13% do seu território sem seca relativa. Este é o melhor cenário no Estado desde o início da série histórica da ferramenta, em julho de 2014, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos.

As condições atuais se dão, principalmente, pelas chuvas dos meses de março e abril, que colaboraram para redução dos índices de estiagem. Hoje, 18,87% do território apresenta seca fraca, concentrada na porção central e oeste do Estado, onde fica a macrorregião do Sertão Central e Inhamuns.

De acordo com a Funceme, as chuvas de março ficaram 30,6% acima da média e, no último mês, dentro da normalidade. Considerando a Quadra Chuvosa, que teve início em fevereiro e segue até o fim de maio, as precipitações estão em torno da normal climatológica.

O pesquisador da Funceme Francisco Vasconcelos explica que apresentar maior parte do território sem seca relativa significa que o Estado passa por um período normal ou de superávit hídrico naquela porção. Porém, a situação hídrica segue em atenção.

Atualmente, 57 dos 156 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) encontram-se com volume abaixo dos 30%. O Castanhão, maior açude para múltiplos usos do Estado, apresenta 22,59% da sua capacidade total.

 

21 de maio de 2022 às 9:00

Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
TOP BANNER – SHOPPING ALDEOTA
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
Terrazo Shopping – Top banner
WD Passagens

Apoio e patrocinio