Página Interna

Uece solicita a Anvisa autorização de testes para vacina contra Covid-19 em humanos

O governador do Ceará, Camilo Santana, informou por meio de suas redes sociais que o Ceará está em estágio avançado para ter a sua própria vacina contra a Covid-19. A vacina estava sendo desenvolvida desde abril de 2020, pelo Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular (LBBM), da Universidade Estadual do Ceará e já foi testada na etapa pré-clínica com camundongos, obtendo resultados com até 95% de proteção. 

Dando continuidade a pesquisa, a Uece deu entrada com o processo para aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na aplicabilidade de testes com humanos. Nesse momento a vacina encontra-se na fase clínica, e, após aprovação da Anvisa, deverá ser dividida em três etapas.

Na primeira, os testes serão realizados com, aproximadamente, 100 pessoas adultas, de 18 a 60 anos de idade, sem comorbidades. Na segunda etapa, será a vez de pessoas acima de 60 anos, com comorbidades. Na terceira, os testes serão aplicados em milhares de pessoas, com perfis diversificados.

Ao final de cada etapa da fase clínica, a Uece deverá submeter os resultados à Anvisa para autorização da continuidade dos testes.

Apoio e patrocinio