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Slow Fashion: moda consciente e com propósito

Hoje vamos abordar um pouco sobre o Slow Fashion que no seu sentido mais literal quer dizer moda lenta, ou seja, uma nova forma de lidar com a moda que prevê transformar a moda em um processo que não seja tão acelerado. o Slow Fashion levanta a bandeira do consumo consciente e da preocupação com qualidade de peças, ele tem como objetivo também não atingir tanto o meio ambiente. 

A maioria das marcas Slow Fashion tem como valor principal a sustentabilidade, ou seja, não trabalham com couro e nem com qualquer produto de origem animal, evitam o desperdício de água e realmente tem como norte um consumo menos acelerado. Em contraponto existe o Fast Fashion, que é a moda mais acelerada, que acompanha as tendências do momento e que preveem mais a quantidade das peças do que a qualidade.

Durante a pandemia as pessoas ficaram mais atentas ao universo do Slow Fashion e estão mais adeptas a ele, isso porque o consumo consciente ficou mais aflorado. Portanto, as marcas Slow Fashion ganharam destaque porque dão espaço ao DNA da marca e são socialmente mais responsáveis. 

Então cabe as marcas que trabalham com Fast Fashion assumirem as responsabilidades dos impactos que causam tanto no âmbito social quanto ambiental. As marcas precisam se conscientizar mais e ter um propósito firmado. O Fast Fashion também é uma forma incrível de se trabalhar e que ainda tem o seu público fiel, mas é necessário que as empresas façam algumas adaptações para não perder totalmente o espaço no mercado. É o caso da marca C&A que agora está trabalhando na definição do seu propósito e com ações que visualizam o bem para a sociedade e para o meio ambiente através do instituto C&A que meio dele promovem benfeitorias na vida de milhares de jovens. 

Trazendo um pouco para nossa vivência do Ceará, existem diversas marcas que indico e que fazem um trabalho sério utilizando o formato de Slow Fashion, são elas: Catarina Mina, Marina Bitu, Gabriela Fiúza, Dressa e Vila Jeri. São marcas incríveis que vale super a pena conhecer e perceber por meio delas como o Slow Fashion é uma nova oportunidade de trabalhar com a moda.

Rayssa Thomaz
Especialista em Marketing de Moda
Diretora da Yssa Agência e Yssa Marketing

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