Página Interna

Sindipostos elenca dicas prevenir acidentes

Acidentes acontecem todos os dias, principalmente em vias movimentadas. Seja pelo estresse do trânsito, pelo descuido ou pela sobrecarga de horas que alguns trabalhadores – como caminheiros – enfrentam no trânsito, o fato é que todos estão suscetíveis a acidentes. Pensando nisso, o Sindipostos listou algumas dicas para que motoristas evitem transtornos e riscos.

Não use celular ao dirigir

Mesmo sem usar celular já são muitos detalhes que o condutor precisa prestar atenção, como placas, semáforo, carros ao redor e cruzamentos. Com o uso do aparelho eletrônico, fica ainda mais difícil focar na estrada e isso pode acarretar em acidentes.

Distância segura

É sempre recomendado fazer um distanciamento seguro do veículo a frente, pois nunca se sabe quando imprevistos podem acontecer, como uma parada brusca ou uma derrapagem.

Respeite as placas

As placas são essenciais para uma direção defensiva e segura, pois elas orientam quando parar na estrada e até mesmo qual velocidade não se deve ultrapassar na via, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Não dirija após beber ou usar drogas

Dirigir sob efeito de álcool ou outras drogas é considerado crime e existem vários pontos de fiscalização com o uso do bafômetro a fim de multar infratores. De qualquer forma, mesmo sem levar em conta a fiscalização, o risco por si de colocar a própria vida e a do outro em perigo já é o bastante para considerar não dirigir nestas condições.

Manutenção sempre em dia

Além das infrações dos motoristas, há também os erros técnicos que podem vir a acontecer no automóvel. Para evitar que o veículo apresente algum problema na estrada deve-se sempre manter a manutenção atualizada, como freios, pneus, nível de óleo, motor e lanternas dos faróis.

Apoio e patrocinio