Página Interna

Isolamento social: dicas de como evitar a solidão da pessoa idosa

A solidão na terceira idade é uma questão que já vem levantando um alerta. Durante a pandemia do coronavírus, o isolamento social rígido fez com que essa questão de agravasse mais ainda. 

Por serem o principal grupo de risco a desenvolver complicações pela covid-19, os idosos são os que mais precisam cumprir o isolamento a risca. Em muitos casos, essas pessoas sentem falta da interação social e do contato com familiares e amigos, ficando mais tristes e ansiosas. Confira algumas dicas para amenizar os impactos do isolamento de pessoas idosas no período de pandemia:

Esteja presente. Mesmo por meio de ligações de vídeo ou mensagens instantâneas, procure se manter perto. Pergunte sobre o dia a dia, converse sobre suas histórias antigas e deixe-os cientes que o isolamento é necessário, mas que é passageiro e logo passará.

Se na casa houver uma varanda ou quintal, é interessante que se tire um tempo do dia para tomar sol, aproveite para que o idoso possa absorver vitamina D e tentar relaxar. Os horários mais indicados para tomar sol são antes das 10h e após as 16h.

Procure jogos de mesa, como xadrez, dama ou dominó, por exemplo, para que o idoso possa jogar junto com a família. Os jogos podem ser uma forma de distração para os mais velhos e ajudam a “matar o tempo” e não focar apenas nas notícias sobre o coronavírus.

Apoio e patrocinio