Página Interna

Fortaleza participará de estudo clínico do Butantan para nova vacina contra a gripe

O Instituto Butantan está desenvolvendo uma nova vacina tetravalente contra a gripe e a cidade de Fortaleza está entre os 11 munícipios brasileiros que vão participar dos ensaios clínicos para a produção da nova vacina. 

Conforme o centro de pesquisa, os testes clínicos já começaram a ser realizados em  Ribeirão Preto, São Caetano do Sul e Recife, mas ainda não tem data para início em Fortaleza.  A pesquisa vai contar com a participação de mais de 6,5 mil voluntários, entre crianças de 3 a 8 anos, crianças e adolescentes de 9 a 17 anos, adultos de 18 a 59 anos e idosos de 60 anos ou mais.

Os ensaios clínicos tem como objetivo avaliar a eficácia (imunogenicidade) e a segurança da nova vacina, que deverá ser mais potente, já que prevê a proteção contra quatro tipos do vírus, sendo duas cepas A (H3N2 e H1N1) e outras duas cepas B (B Victoria e B Yamagata)

Atualmente, o Butantan fornece ao Ministério da Saúde a vacina trivalente para uso na rede pública de saúde. Ela protege contra três tipos do vírus Influenza, sendo dois da cepa A (H3N2 e H1N1) e uma da cepa tipo B (Influenza B). 

Apoio e patrocinio