Página Interna

Filmes e séries para celebrar a cultura afro-brasileira

O Dia da Consciência Negra, celebrado neste 20 de novembro, marca a importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no país. A data fala também sobre avanços na luta do povo negro e sobre a celebração da cultura afro-brasileira.

Por isso, o Conexão 085 traz algumas dicas de produções nacionais, disponíveis em streaming, que conversam com essa ideia, e representam uma forma de valorizar a cultura, a história e o papel político dos afro-brasileiros na sociedade.

Doutor Gama (Globoplay)
Sinopse: Doutor Gama baseia-se na biografia de Luiz Gama, homem negro que usou leis e tribunais para libertar mais de 500 escravizados. Um abolicionista e republicano que inspirou o país.

Duração: 1h32min
Direção: Jeferson De
Ano de lançamento: 2021
Classificação indicativa: 14 anos

Emicida: AmarElo – É Tudo Pra Ontem (Netflix)
Sinopse: Nos bastidores do show no Theatro Municipal de São Paulo, o rapper e ativista Emicida celebra o grande legado da cultura negra brasileira.

Duração: 1h29min
Direção: Fred Ouro Preto
Ano de lançamento: 2020
Classificação indicativa: 12 anos

Samba de Santo – Resistência Afro-Baiana (Globoplay)
Sinopse: Ilê Aiyê, Cortejo Afro e Bankoma, blocos de Carnaval nascidos em terreiros de candomblé na Bahia, são o centro do doc, que explora a cultura negra, suas danças e ancestralidade.

Duração: 1h21min
Direção: Betão Aguiar
Ano de lançamento: 2021
Classificação indicativa: Livre

Ankara no Fogo da Intolerância (Prime Video)
Sinopse: É um documentário que se une à luta contra a intolerância que atinge as religiões de matriz africana, a partir da conflitante realidade do acarajé, um dos pratos mais tradicionais da culinária afro-brasileira.

Duração: 70min
Direção: Claudia Chávez
Ano de lançamento: 2020
Classificação indicativa: Livre

Sankofa – A África Que Te Habita (Netflix)
Sinopse: O fotógrafo César Fraga e o escritor Maurício Barros de Castro rodam a África para investigar a verdadeira história da escravidão e seus impactos.

Duração: 10 episódios de 25min
Direção: Rozane Braga
Ano de lançamento: 2020
Classificação indicativa: 12 anos

Mister Brau (Globoplay)
Sinopse: Série de humor que retrata o casal de origem humilde Michele e Brau, que conquistou dinheiro e fama com seu talento e trabalho, sem jamais deixar de reverenciar suas raízes.

Duração: 4 temporadas
Ano de lançamento: 2015
Classificação indicativa: 14 anos

Apoio e patrocinio