Página Interna

Ebook gratuito reúne artigos que relatam a vivência de profissionais nas Residências Multiprofissionais Hospitalares

Com o intuito de partilhar experiências e construir um processo de compreensão acerca das Residências Multiprofissionais Hospitalares, a psicóloga, doutoranda em Ética, Bioética e Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e diretora do Instituto Escutha, Fernanda Lopes, juntamente com a Editora UECE, lança eBook totalmente gratuito a respeito do tema.

Intitulado “Residências Multiprofissionais Hospitalares: Revistando resultados de um processo de construção”, a publicação está disponível no site escuta.com.br, na aba de materiais, além do site uece.br.

Destinado aos profissionais de saúde, a obra reúne uma série de artigos escritos por profissionais que passaram pela residência profissional apresentando os resultados teórico-práticos decorrentes desse processo. “A obra surgiu a partir da compreensão de que as Residências Multiprofissionais Hospitalares permitem a construção de um processo de transformação e crescimento não apenas para o profissional em seu espaço de trabalho, mas principalmente para desenvolvimento desse sujeito social e histórico”, afirma a organizadora da obra, Fernanda Lopes.

O livro é dividido em três grandes temáticas que trazem como foco as residências multiprofissionais e seus aspectos principais; comunicação, e a morte em diversas nuances. A primeira unidade apresenta um panorama das residências multiprofissionais hospitalares a partir de diferentes perspectivas. Já o segundo traz questões que problematizam a comunicação na assistência à saúde. E a última unidade discute sobre o morrer em diferentes olhares e momentos da vida, passando pelos cuidados paliativos, morte na infância e suicídio. Tudo isso trazendo as perspectivas que quem já passou pelo processo da residência e partilhando o olhar que tiveram diante desses assuntos.

Apoio e patrocinio