Página Interna

Dicas de jardinagem: cuidados básicos para as suas plantas de casa


A jardinagem praticada dentro de casa vem sendo um hábito cada vez mais comum na vida das pessoas, atingindo um público de faixa etária diversificada. Este comportamento fez esse mercado crescer recentemente, pois a ideia de possuir um jardim dentro de casa, ou até mesmo em um apartamento se mostrou mais fácil do que muitos imaginavam.

Ter um verde em seu lar, seja com uma mini horta ou o cultivo de plantas mais simples trazem mais leveza. “Deve fazer a adubação corretamente e a troca da terra dê preferência com a terra vegetal. A luminosidade também é essencial nesse momento, mesmo quem tenha plantas de sombra. Um erro muito comum é aguar todas as plantas com a mesma quantidade de água, sendo que cada uma tem sua particularidade. Na quarentena, as pessoas voltaram com seu olhar diferenciado para sua casa e a venda de plantinhas tiveram um aumento significativo. A planta tornou-se um refúgio, quem cuida delas se sente mais relaxado”, Sybelle Lucena, proprietária Alexia Flores.

Confira abaixo 5 dicas para os cuidados de plantas em sua casa:

– Não deixe a terra exposta. É necessário cobrir o adubo com algum tipo de palhinha, podendo ser folha seca, aparas de grama, serragem, cascas de pinos, palha do babaçu, dentre outros. Tudo isso é facilmente encontrado na internet para venda online.

– Lembre-se de adubar suas plantas. Pelo menos uma vez ao mês faz-se necessário reservar um momento para o adubo das suas plantinhas. Pode reaproveitar sobras de origem vegetal de cozinha, como cascas de frutas e verduras estragadas, caroços de frutas, borra de café que sobrou após o uso, saquinhos de chá depois de feito.

– Quantidade correta de água. É melhor regar as suas plantas com muita água poucas vezes por semana, do que usar uma pouca quantidade de água todos os dias. É interessante tocar a terra das plantas diariamente e observar se estão úmidas ou secas.

– Observar o sol e o vento. As condições do clima no local que você mora tem impacto no desenvolvimento de suas plantas. É importante que antes de comprá-las você saiba se ela condiz com o espaço que você tem para oferecer, e a necessidade de sol e vento para cada uma delas.

– Tenha a quantidade de plantas que você pode dar conta. Analise a sua rotina e o tempo que você irá poder dedicar às suas plantas. É importante sempre pesquisar sobre elas antes mesmo de comprar.

Apoio e patrocinio