Página Interna

Dia internacional dos museus: conheça 3 museus no Ceará que você não pode deixar de conhecer

Hoje é celebrado o dia internacional do museu e preparamos para você um roteiro que traz muita história, cultura e memórias do Ceará. Destacamos três museus que você pode visitar nesta data tão especial: o Museu da Fotografia, o Museu de Arte da UFC e o Museu do Ceará. 

O primeiro é o Museu da fotografia, localizado na Varjota, o espaço conta exposições temporárias e permanentes. Com um grande acervo repleto de obras com fotos históricas, fotoreportagens, arquivos fotográficos, cineclubismo, retratos, paisagens e crônicas visuais, o Museu mostra aos seus visitantes a história da fotografia, além de contar com vários autores brasileiros e estrangeiros. 

Uma segunda dica é o Museu do Ceará, que foi aberto ao público oficialmente em janeiro de 1933. O Museu do Ceará possui um acervo bem variado, com moedas e medalhas, quadros, móveis, peças arqueológicas, artefatos indígenas, bandeiras e armas. Há também peças de “arte popular” e uma coleção de cordéis publicados entre 1940 e 2000 (950 exemplares). Alguns objetos se referem aos fatos históricos, como a escravidão, o movimento abolicionista e movimentos literários. O lugar conta com um acervo com mais de sete mil peças que estão em exposição, organizadas em salas temáticas.

Para finalizar, temos o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará, o MAUC que iniciou as suas atividades em 18 de julho de 1961. O Museu conta com as coleções Aldemir Martins, Antônio Bandeira, Chico da Silva, Cultura Popular, Descartes Gadelha, Ex-votos, Raimundo Cela e Xilogravura. 

Devido a pandemia, os museus estão recebendo visitas de formas individuais respeitando todos os protocolos sanitários para o combate do covid-19, com horários especiais.

Para saber maiores informações acesse os sites:

https://www.secult.ce.gov.br/2013/01/03/museu-do-ceara/

https://mauc.ufc.br/pt/

https://museudafotografia.com.br/

Apoio e patrocinio