Página Interna

#DescubraCeará Viçosa curiosidades sobre a cidade

Viçosa do Ceará é um município do Ceará, localizada na microrregião da Ibiapaba a 348km da capital do estado. Conforme últimos dados do IBGE divulgados em 2019, sua população foi estimada em torno de 60 mil habitantes.

Foi o primeiro município criado na Serra da Ibiapaba, inicialmente habitada por índios Tabajaras pertencentes ao ramo Tupi, anacé, arariú e croatá do ramo Tapuia. No ano de 1700, os padres jesuítas, Manuel Pedroso e Ascenso Gago, fundaram oficialmente a “Aldeia da Ibiapaba”, onde hoje se situa Viçosa do Ceará. Um marco importante da história de Viçosa do Ceará foi a construção da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, onde conta-se que existem túneis subterrâneos embaixo da Igreja que dão acesso a várias casas antigas da Cidade. Estes túneis eram usados pelos jesuítas para escapar dos ataques indígenas.

O município de Viçosa do Ceará está subdividido em sete unidades, sendo a sede e mais sete distritos: General Tibúrcio, Lambedouro, Manhoso, Padre Vieira, Juá dos Vieiras, Passagem da Onça e Quatiguaba. Há alguns que chamam de “Região de todos os biomas”, por apresentar desde o cerrado até mesmo mata atlântica. Tropical quente semiárido brando nas regiões próximas à divisa com o Piauí e tropical quente sub-úmido nas regiões das encostas da Serra da Ibiapaba. A precipitação pluviométrica se concentra principalmente de janeiro a maio. A temperatura média anual situa-se entre 20 e 31 °C na maior parte do território. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), referentes ao período de 1961 a 1969, a menor temperatura registrada em Viçosa do Ceará foi de 15 °C em 12 de agosto de 1965 e 4 de julho de 1969, e a maior atingiu 33 °C onze vezes, a última em 11 de novembro de 1963.

A história desta cidade é contada através de seus pontos turísticos: Igreja do Céu, Igreja Matriz, Teatro Pedro ll Poço da Princesa, Cachoeira do Itarumã, Cachoeira da Pirapora, Cachoeira do Engenho Velho, Pedra do Machado, Pedra do Itagurussu, Pilões formações rochosas, Bica do Itacaranha, Lagoa Pedro II, Praça Clóvis Beviláqua, Igreja São Francisco, Castelo de Pedras, Casa dos Licores e Rampa do Voo Livre. Na cidade nasceram personalidades como o jurista Clóvis Beviláqua e o General Tibúrcio.

Apoio e patrocinio