Página Interna

Cuidados no trânsito em dias de chuva

Dias chuvosos costumam ser motivo de acidentes de trânsito, isso porque a pista fica mais lisa e propensa a deslizes de carros e motos, devido a pouca aderência dos pneus. Além disso, há as habituais ultrapassagens arriscadas e estresses de trânsito, que somados à chuva acabam acarretando problemas para motoristas e passageiros.

Pensando nisso, o Sindipostos elencou algumas dicas para se ter na rua ao dirigir em dias de chuva.

  1.   Faróis baixos

É importante ligar os faróis. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) dá inclusive essa orientação para dias com cerração, neblina ou chuva forte. Por isso, deve-se lembrar de colocar a luz baixa, do contrário ao refletir nas gotas da chuva a luz pode complicar a visão do condutor do veículo.

  1.   Distância segura

É sempre recomendado fazer um distanciamento seguro do veículo a frente, pois nunca se sabe quando imprevistos podem acontecer, como uma parada brusca ou uma derrapagem.

  1.   Redução gradual de velocidade

Além de manter uma boa distância do veículo a frente, é importante sempre fazer uma gradual redução de velocidade, a fim de evitar que uma derrapagem ou deslize ocorra.

  1.   Não fazer ultrapassagens

Ultrapassagens são sempre arriscadas, principalmente em dias de chuva. Isso porque além de não ter total controle do que está ao redor, também não é controle sobre a pista molhada.

  1.   Manutenção do automóvel

Existe toda uma manutenção que pode evitar que situações indesejadas aconteçam. Deve-se prestar atenção nos pneus, que precisam estar com sulcos o bastante para não acumular água entre o solo e os pneus.

Além disso, os freios devem passar por uma revisão da situação do disco e das pastilhas. Outros itens a se preocupar são o ar-condicionado e os para-brisas, para não embaçar o vidro do veículo.

Apoio e patrocinio