Página Interna

Conexão Kids 2021: desperte a criança que tem dentro de si no mês de outubro

Chegou outubro e com ele uma grande empolgação toma conta das nossas crianças que têm uma data dedicada a elas no dia 12. No dia das crianças também é comemorado o dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, que também é Feriado Nacional e nos dá oportunidade de curtir um dia inteiro com os pequenos. A data geralmente é focada no ato de dar um presente – e pouco se fala sobre a presença e participação dos responsáveis nas brincadeiras com as crianças, algo que pode ser feito sem custo algum. Já parou para pensar que esse pode ser um momento para unir a família e incentivar a interação?

Brincar, jogar, dançar e se divertir fazem bem para a saúde e entretêm as crianças. Mais do que nunca, é hora de tirar o foco dos eletrônicos e colocar o corpo em movimento. Tente resgatar as brincadeiras antigas, deixando um pouco de lado a tecnologia e explore a capacidade criativa e imaginária das crianças. Para quem dispõe de espaço em casa, dá para pular corda, brincar de amarelinha e até mesmo fazer jogos com bola. Mas quando esse não for o caso, opte por brincadeiras que não exijam um ambiente amplo, como as de roda, mímicas e esconde-esconde.

Dependendo da faixa etária, algumas tarefas domésticas podem ser atribuídas às crianças. Vale organizar e limpar o próprio quarto e os brinquedos, ajudar a lavar e guardar a louça, jardinagem, varrer algum cômodo. Além de ser uma maneira de manter o corpo em movimento, a criança trabalha a coordenação motora e ainda desenvolve o senso de colaboração.

A organização é essencial para que as coisas não saiam do controle. Faça um acordo com as crianças sobre os horários das brincadeiras. Delimite um período para estar com as crianças e outro para alguma demanda pessoal. Se for preciso, marque um horário no despertador para que elas possam visualizar melhor que está na hora de começar ou encerrar a brincadeira. Nesse período de intervalo, vale orientar os pequenos a ler um livro, assistir a algum filme, desenhar, pintar ou até mesmo brincar sozinho com algum brinquedo.

As famílias são, junto com a escola, o pilar do desenvolvimento social e emocional das crianças. E para estimular esse desenvolvimento, reunimos algumas recomendações de atividades que podem proporcionar momentos agradáveis em família, despertando a criança que também está dentro de nós adultos, e nos pequenos trabalhar habilidades socioemocionais como criatividade, colaboração e perseverança, dentre outras. Confira a seguir:

1 – “COMO ME SINTO QUANDO…”

Nesse jogo, cada participante conta uma situação que desperta nele algum sentimento, como amor, raiva, felicidade, medo, etc. Em seguida, os outros participantes têm que dizer como eles se sentem quando isso acontece com eles também.

2 – O QUE É?

Nessa brincadeira, você deve vendar uma pessoa da família e pegar um objeto da casa para ela tentar reconhecer apenas usando o tato. Quando acertar, deve-se trocar a pessoa vendada e o objeto.

3 – EXPERIMENTANDO RECEITAS

Nessa brincadeira, a família deve escolher uma receita para todos da casa cozinharem juntos. O objetivo é cozinhar a receita desde o começo em grupo, sendo assim, não vale deixar a interação apenas para o momento de comerem juntos!

4 – ACAMPAMENTO NA SALA

Que tal todos acamparem na sala? Todos os participantes devem deixar os celulares juntos em uma caixa fora da sala e dividirem as tarefas para montar o acampamento. Cada participante deve ficar responsável por uma parte do acampamento desde a arrumação das camas até as brincadeiras.

5 – JOGO DO SÉRIO

Nessa brincadeira, faça duplas para disputar quem consegue ficar sério por mais tempo. Essa é simples de organizar: basta olhar nos olhos da outra pessoa fazendo cara de sério e não pode dar risada. Quem ficar sério mais tempo ganha e joga com o próximo até ter um vencedor.

Vale lembrar que continuamos num período que exige cuidados, prevenção e muita paciência. Para ajudar nessa missão, vale apostar nas atividades para distrair as crianças em casa, evitando assim aglomerações em parques e shoppings. É muito importante que os pais estejam bem informados, a partir de fontes seguras, atentando para não replicar informações falsas veiculadas nas mídias, para não transmitir medo e nem insegurança. 

Os canais do Ministério da Saúde são as melhores e mais seguras fontes nesse período de crise, provocado pela pandemia de Coronavírus. É possível conferir dados atualizados sobre a doença no Brasil e no mundo acessando o site (www.saude.gov.br/coronavirus), ligando para o Disque Saúde (136), acompanhando pelo aplicativo Coronavírus-SUS (www.gov.br/pt-br/apps/coronavirus-sus) ou ainda pelas redes sociais oficiais, onde diariamente são publicadas as coletivas de imprensa realizadas pelo Ministério da Saúde.

Apoio e patrocinio