Página Interna

Complexo do Pecém desenvolve tecnologia que permite inspeção remota de mercadorias

O Complexo do Pecém fez uma parceria com a Superintendência Regional da Receita Federal para criar uma tecnologia que permite a inspeção remota dos contêineres por meio do envio de imagens e informações em tempo real. Com a ferramenta, é possível fazer a inspeção pelo computador, tablet ou por voz. 

Este projeto tem como objetivo otimizar os deslocamentos durante a pandemia bem como na orientação do Estudo de Tempo de Liberação (Time Release Study), realizado no Brasil em 2020. 

Essa nova tecnologia possui um circuito de TV com mais de 300 câmeras de vídeo monitoramento, interligadas por uma rede de fibra óptica com alta capacidade de transmissão disponível nos 150 hectares do Terminal Portuário do Pecém.  

Para dar continuidade a vistoria remota, foram instaladas novas câmeras de alta resolução com zoom de até 18x, visão noturna, infravermelho, filtros anti-ofuscamento. 

Além disso, os layouts e áreas de circulação no entorno dos armazéns do terminal foram redesenhados para viabilizar o posicionamento dos locais de vistoria.

Apoio e patrocinio