Página Interna

Como decorar apartamentos pequenos?

Nas grandes metrópoles, nos últimos anos, com o aumento dos preços do metro quadrado por todo país, o que se observa é a oferta crescente de apartamentos cada vez menores. Já era comum observarmos os lançamentos de empreendimentos até 70 m², hoje, as construtoras tem investido em apartamentos ainda mais compactos, por volta de 35 m², o que permite um maior número de unidades por condomínio cuja falta de “área de lazer” é compensada em áreas comuns cada vez mais completas.

 

Um bom projeto de ambientação ajuda a otimizar esses espaços compactos e criar ambientes super agradáveis. Com as dicas certas é possível alcançar um resultado clean em que o apartamento não pareça abarrotado.

  1. Integração:

A dica de ouro para apartamentos compactos é integração total, quanto menos barreiras físicas e paredes o ambiente tiver, maior parecerá. Aposte em cozinhas americanas e una a varanda com a sala, para os mais ousados, vale até integrar o quarto a sala de estar.

  1. Prefira cores claras:

As cores escuras acabam por absorver a luz, o que pode dar a sensação de diminuir o espaço, opte por tons mais suaves nas paredes gerais e deixe um tom mais quente em apenas algumas paredes, o que ajuda a dar profundidade ao ambiente.

  1. Opte por móveis versáteis:

Para otimizar o espaço ocupado por móveis opte por aqueles que apresentam mais de uma função. Bancos que viram baú, balcões de cozinhas que já funcionam como mesa e banquetas que servem também como mesa lateral são boas pedidas.

  1. Cuidado com o excesso de decoração:

Prefira elementos de decoração maiores, como quadros e vasos de planta. Opte por poucas miudezas e adornos para dar uma maior sensação de organização e limpeza. Quanto mais informação tiver, mais abarrotado parecerá o espaço.

  1. Cortinas e espelhos:

Cortinas que não param no limite da janela, ajudam a alongar o ambiente, principalmente se forem de cores mais neutras. Espelhos, quando bem posicionados, ajudam a deixar o espaço mais amplos.

Imagens: projeto desenvolvido pela arquiteta para Studio de 37 m² em Fortaleza. @projetosdarafa

Rafaella Thomaz
Arquiteta e Urbanista formada pela UFC

Apoio e patrocinio