Página Interna

Como decorar apartamentos alugados?

Há tempos que apartamentos alugados pararam de serem vistos como algo temporário ou passageiro. Com o aumento dos preços de m² por todo o país, principalmente nas capitais, colocou-se em xeque a efetividade de se investir em imóveis e boa parte da nova geração tem considerado alugar. A maioria dos apartamentos para aluguel são disponibilizados sem nada, ou com o básico de móveis fixos, a exemplo de cozinha e armários de quarto, com estética genérica. Entretanto, o que todos esperam é uma casa com cara de lar e que reflita as identidades de cada um, ou seja, que haja identificação. A seguir trazemos algumas dicas de como personalizar esses ambientes:

 1. Invista em móveis soltos:

Fuja de qualquer tipo de decoração que seja fixa e que tenha que ser deixada para trás na hora da mudança. Isso vale também para móveis, prefira racks de tv soltos, cabeceiras de tamanho padrão e mesas de apoio. Investir em móveis soltos ajudar a dar mais personalidade aos projetos, substituindo a estaticidade dos móveis planejados.

2. Tinta + Boiserie:

Nada mais democrático que uma boa demão de tinta para mudar completamente a cara de um ambiente e por um valor mais acessível que outros revestimentos. Unido a isso, outro elemento bastante utilizado, por ter rápida instalação e baixo custo, são os boiseries: “molduras” de gêsso ou pvc que são aplicados nas paredes, formando desenhos.

 4.Iluminação

A maioria dos imóveis alugados vem com uma iluminação padrão e geral. E não é necessário grandes obras para deixar esta iluminação mais personalizada e aconchegante. Aproveite os pontos existentes e substitua as luminárias antigas por algumas opções mais decorativas, como por exemplo os trilhos eletrificados. (Lembre de guardar as luminárias originais para devolvê-las na entrega). Faça uso de iluminação indireta, como abajures e luminárias de piso.

4.Se o piso não estiver legal

Aplicação de piso vinílico sobre o piso existente, por vezes é uma excelente solução para dar um up no seu ambiente, de forma mais rápida, e até, mais barata que os porcelanatos comuns, pela praticidade da instalação. Lembre-se de consultar um profissional indicado para garantir que no seu piso é possível fazer isto. Use e abuse de tapetes, lisos e com estampas para esconder algumas peças de piso, que por ventura estejam desgastadas.

Rafaella Thomaz
Arquiteta e Urbanista formada pela UFC

Apoio e patrocinio