Página Interna

Comidinhas fáceis para fazer em casa no feriadão

Cozinhar é um ato de amor, que nos aproxima de quem amamos ainda mais em tempos difíceis. No Carnaval, quando estamos na folia, é normal pensarmos em comidinhas rápidas e fáceis de fazer. Esse ano, muitas famílias ficarão em casa no feriadão devido ao decreto por conta do novo coronavírus. Que tal aproveitar esse momento mais intimista para a família e cozinhar comidinhas rápidas enquanto assiste a uma live especial de carnaval? É hora de ressignificar a data e trazer opções bacanas para dentro de casa. Confere aí quatro dicas rápidas de gastronomia que prometem animar o seu feriadão.

Pão caseiro simples e rápido

* 2 ovos

* 500 g de farinha de trigo

* 1/2 copo de óleo

* 1 e 1/2 xícara de leite morno

* 1 colher (sopa) (rasa) de açúcar

* 1 colher (sobremesa) (rasa) de sal

* 1 e 1/2 envelope de fermento biológico seco (aproximadamente 15 g)

Em uma bacia grande, coloque primeiro os ovos e bata com auxílio de um garfo. Em seguida, acrescente todos os ingredientes. 
Caso seja necessário, acrescente um pouco de farinha de trigo até soltar das mãos.
Sove a massa por 15 minutos até que fique bem uniforme. Faça pequenas tirinhas e enrole os pãezinhos no formato que desejar. Coloque os pãezinhos em uma assadeira, não precisa untar. Deixe descansar até dobrar de volume e asse em forno médio (180° C), preaquecido, por aproximadamente 30 minutos. Quando ficar pronto, recheie da forma que preferir. 

Cup Cake

* 1 xícara (chá) de farinha de trigo

* 2 ovos grandes ou 3 pequenos

* 150 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

* 1 xícara (chá) de açúcar

* 1/2 colher (sopa) de essência de baunilha

* 1 colher (sobremesa) de fermento em pó

* 1 colher (café) de bicarbonato de sódio.

Preaqueça o forno em temperatura média (180° C). Prepare as forminhas de cupcake dentro de forminhas de alumínio. Com as costas de uma colher, amasse bem a manteiga. Bata na batedeira com o açúcar muito bem até ficar uma pasta molinha. Acrescente os ovos e bata.
Adicione a farinha e a essência de baunilha (ou cacau, ou chocolate em pó) e misture com um fouet. Adicione o fermento e o bicarbonato e misture. Encha um pouquinho mais da metade das forminhas de papel para cupcake, que devem estar dentro de forminhas de alumínio. Leve para assar de 15 a 20 minutos, depende do forno. Após assado e frios, faça um buraco no centro de cada cupcake com uma faca. Reserve a tampinha. Coloque o recheio escolhido em um saco de confeitar e junte-o no furo, no centro do cupcake. Coloque a tampinha e cubra o cupcake com o a cobertura desejada, aqui usamos doce de leite para rechear e para cobrir. O mais legal é que dá para rechear da forma que você quiser e até deixar o Cup Cake com um visual bem alegre como o Carnaval. 

Chips de Mandioca

* 300 g de mandioca

* sal a gosto

* pimenta-do-reino a gosto

* azeite para untar. 

Descasque e lave bem a mandioca. Em seguida, com o auxílio de uma faca ou cortador de legumes, corte a mandioca em fatias bem finas. Após, unte um tabuleiro com azeite e disponha as fatias de mandioca sem sobrepô-las. Leve ao forno a 180º C por aproximadamente 40 minutos ou até que estejam douradas e crocantes. Fácil demais e delicioso! 

Dadinho de Tapioca 

* 1 ¼ de xícara (chá) de tapioca granulada

* 250 g de queijo de coalho

* ½ litro de leite

* 1 pitada de sal

* 1 pitada de pimenta branca

Forre com filme uma assadeira pequena, de cerca de 20 x 25 cm.  Numa tigela grande, rale o queijo-de-coalho. Junte a tapioca e misture. Tempere com sal e pimenta.  Leve o leite para ferver e misture à tigela com a tapioca, mexendo bem, com cuidado para não formar grumos, até que todo leite tenha sido incorporado. Não deixe endurecer muito. Transfira a mistura para a assadeira preparada e espalhe com a colher. Para deixar a superfície lisa, cubra com filme e aplaine com as mãos. Deixe esfriar e leve à geladeira por pelo menos 3 horas.  Forre o fundo de uma assadeira com papel-manteiga. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Transfira a massa para uma tábua, retirando o plástico. Com uma faca, corte em tiras de 2 cm, e as tiras, em cubos. Leve para assar por 40 minutos ou até dourar. Se preferir, frite em óleo quente. Nesse caso, fica pronto num piscar de olhos. Cuidado para não queimar. O Rodrigo serve com um molho de pimenta agridoce.

Gostou das dicas? Coloca a mão na massa em casa e delicie-se com a sua família!

Apoio e patrocinio